O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campina Grande (SAMU 192) está realizando uma modificação no sistema de comunicação interna que vai otimizar o fluxo de informações e melhorar o atendimento do serviço. A central de comunicações está migrando para o sistema digital, que tem cobertura em 98% do território paraibano.
Com a mudança, a central tem contato direto com os condutores em qualquer lugar da Paraíba, mesmo onde não exista sinal de internet ou de telefonia celular. “Isso vai melhorar bastante porque muitas vezes tem locais onde ficamos incomunicáveis. Com os rádios digitais, esse problema será sanado”, disse o Coordenador do SAMU Regional, Ismael Kim.
Além disso, serão instalados receptores nas unidades hospitalares, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para facilitar a comunicação e a regulação de vaga para os pacientes socorridos pelo SAMU. “Antes fazíamos contato por telefone. Esse novo sistema vai agilizar a interação em busca de vaga de leito nas unidades para o paciente”, explicou.
Outra vantagem é que o sistema é o mesmo utilizado por órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros. “Vamos criar canais de frequências diferenciados para nos comunicar com estes órgãos, quando necessário para solicitar apoio nas ocorrências”, comentou Kim.
O sistema anterior era analógico e ficava vulnerável a fatores como o tempo, a localidade e ruídos. Os rádios disponibilizados nas ambulâncias também são rastreáveis, o que favorece que a equipe possa localizar as unidades em caso necessário.
Codecom