A 6ª edição do São João do Carneirinho aconteceu na noite desta quarta-feira, 19, na frente da Casa Memorial Severino Cabral, no centro de Campina Grande. Com o intuito de resgatar a tradição dos festejos juninos de bairro, fazendo a mistura entre o religioso e o profano, o evento contou com uma programação bem diversificada.
De início houve uma Louvação a São João do Carneirinho com artistas da cidade, saindo do Centro de Arte e Cultura da UEPB em direção ao Memorial.
Idealizadora do projeto, Eneida Agra Maracajá destacou a importância da realização do São João do Carneirinho na agenda dos festejos juninos e disse que ações como essa enaltecem ainda mais o Maior São João do Mundo.
“Ele é arte, é uma composição do sagrado e do profano, e reúne artistas e o público em geral. Sendo um projeto de elevada sensibilidade, porque faz essa junção do teatro, da dança e da música, fortalecendo as referências populares e a festa nordestina, principalmente a festa de Campina Grande, pois ela já tomou uma dimensão internacional. Então, quanto mais a gente trabalhar outras opções na festa, acredito que ela se torna mais poderosa, mais grandiosa, mais bela e mais fortalecida, porque a cultura é o alicerce do edifício social”, pontuou.
Os grupos populares Acauã da Serra, Cia. Livre de Dança, Tropeiros da Borborema, Cia. de Dança Raízes e o Grupo Caetés estiveram presentes no evento com apresentações culturais, juntamente com a Filarmônica Epitácio Pessoa, da Secretaria de Cultura.
Também passaram pelo palco as crianças do projeto Tamanquinhos das Artes, com apresentações musicais e teatrais.
Já os shows ficaram por conta das cantoras Stella Alves e Gitana Pimentel, que animaram os presentes com o autêntico forró nordestino.
O evento é uma realização do Solidarium, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento (Sede), que com ações como esta incentivam a cultura na cidade.
O coordenador de Desenvolvimento Jonas Costa representou a secretário Rosália Lucas na ocasião.
“O São João do Carneirinho é feito através de convênios voluntários que a secretaria faz para fomentar o desenvolvimento de arte e cultura da cidade. A gente entende que a identidade cultural deve ser reforçada o máximo possível, principalmente neste período. Então a gente investe diretamente para a realização de eventos como este”, afirmou.
Fonte: Codecom