A magia do São João continua em Campina Grande, mesmo após o encerramento oficial d’O Maior São João do Mundo. Neste final de semana, a cidade será palco de grandes celebrações, dentro da programação do projeto “Campina, São João o Ano Todo”, promovido com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). A proposta é manter viva a tradição nordestina e oferecer cultura e lazer gratuitos à população e aos visitantes.
Crédito das Fotos: Mateus Almeida
Desta sexta-feira (18) até o domingo (20), o Parque Evaldo Cruz será o centro das atenções com O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo, realizado pela Junina Moleka 100 Vergonha, a grande vencedora do Festival Paraíba Junino 2025. A competição promete encantar o público com a beleza das coreografias, figurinos e a energia contagiante das quadrilhas estilizadas, que vêm de várias partes do país, incluindo representantes de Pernambuco e até do Distrito Federal.
“Estaremos recebendo 28 quadrilhas de todo país, vindas de 11 estados diferentes, para um grande festival com as melhores quadrilhas, com grandes espetáculos. É um evento gratuito, para toda família. Tem muitos horários para o pessoal se divertir, tem feira gastronômica, tem feira de artesanato. É gratuito e estão todos convidados para essa grande festa”, destacou Duane Gonçalves, vice-presidente da Moleka 100 Vergonha.
No sábado (19), a festa se espalha pela cidade. No bairro do 40, a Junina Arraiá do 40, carinhosamente chamada de “Princesinha de Campina Grande”, realiza o Arrasta Pé 40, em frente à SAB do 40, na rua do Sol. Além da apresentação da anfitriã, o evento contará com shows musicais e quadrilhas convidadas, garantindo animação para todas as idades em um ambiente familiar e festivo.
O fim de semana será, de acordo com o secretário municipal de Cultura, André Gomes, um convite especial para quem quer reviver, ou continuar vivendo, a energia única do São João em Campina Grande.
“Campina Grande segue no compasso do forró! O São João não terminou e a festa continua com o programa ‘Campina, São João o Ano Todo’. A ideia é simples, mas poderosa. É manter viva a nossa tradição, espalhar alegria pelos bairros e valorizar o que temos de mais bonito, que é a nossa cultura popular. Então, fica o convite. Traga sua família, seus amigos e venha viver com a gente isso tudo. Campina é cultura, é calor humano, é forró no coração o ano inteiro”, destacou o gestor.
Confira a programação na íntegra:
Sexta-feira (18)
Parque Evaldo Cruz
A partir das 19h30
O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo
Tropeiros da Borborema (PB) – participação especial
Simpatia Junina (PA)
Terra dos Fortes (PB)
Elite do Cerrado (DF)
Joia Rara (PB)
Sanfona Branca (PB)
Moleka 100 Vergonha (PB) – anfitriã do evento
Kell Silva + trios de forró
Sábado (19)
Parque Evaldo Cruz
A partir das 16h30
O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo
Nova Emoção (CE)
100% Ferroviário (RN)
Luar do Recôncavo (BA)
Flor de Lampião (PB)
Uai São João (GO)
Sabugo de Milho (DF)
Coração Nordestino (PI)
Arriba Saia (GO)
Junina Fogueirinha (PB)
Nicácia Brasil
+ trios de forró
Rua do Sol – Bairro do 40
A partir das 18h30
Arrasta pé do 40
Mistura Gostosa (PB) – participação especial
Flor de Lampião (PB) – participação especial
Arraiá do 40 (PB) – anfitriã da noite
Apresentações musicais:
Amaro Neto
Nio Azevêdo
Domingo (20)
Parque Evaldo Cruz
A partir das 16h
O Maior Festival de Quadrilhas do Mundo
Expressão Junina (PB)
Sanfona Lascada (DF)
Junina Canarraiá (AL)
Coração Nordestino (RN)
Raio de Sol (PE)
Junina Babaçu (CE)
Origem Nordestina (PE)
Si Bobiar a Gente Pimba (DF)
Junina Lumiar (PE)
Robinho Extiga
+ trios de forró.
Codecom