Mais de 1.500 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Campina Grande foram capacitados no curso “Atualiza APS”. Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar o encerramento do primeiro ano do curso. O evento será promovido no Seminário Diocesano Dom João Maria Vianney, a partir das 19h.
O encerramento do curso contará com a participação do secretário executivo da APS do Ministério da Saúde, Dr. Felipe Proenço. O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, também participará do evento, além do secretário municipal de Saúde, Carlos Dunga Júnior, e da diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Município, Núbia Oliveira. Os profissionais capacitados também participarão da solenidade.
O curso foi iniciado em março deste ano e contou com quatro ciclos diferentes para contemplar todas as equipes da Atenção Básica do Município. Os ciclos foram divididos em até mais de 20 turmas. O principal objetivo foi capacitar os trabalhadores sobre as novas diretrizes e refletir sobre os processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde.
Um dos principais motivos da capacitação foi a implantação de novas 82 equipes da Estratégia de Saúde da Família, 83 equipes da Saúde Bucal e 10 equipes Multidisciplinares (eMulti). Com essas medidas, o Município atingiu 100% de cobertura da Atenção Básica no tocante à população e aos territórios mapeados com população adscrita.
O Atualiza APS abordou quatro módulos: Políticas de Saúde e Política Nacional de Atenção Básica; Territorialização e Trabalho em Equipe; Redes de Atenção à Saúde e Linhas de Cuidado; e Vigilância em Saúde. A capacitação envolveu a gestão, os trabalhadores, preceptores das residências e as universidades públicas e privadas locais.
“Foi a maior capacitação da história da saúde pública de Campina Grande. Isto foi possível porque ampliamos a Atenção Básica atingindo 100% de cobertura e transformamos a coordenação de educação da saúde em uma diretoria estruturada para promover esta capacitação constante. Todo este trabalho é resultado também do apoio da Secretaria Executiva da APS do Ministério da Saúde e, por isso, a culminância do trabalho vai contar com o secretário Felipe Proenço, que tem sido um parceiro de muita grandeza”, disse Dunga Júnior.
Codecom