Após lançar o programa Saúde de Verdade, que vai promover uma transformação na saúde pública municipal de Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima entregou à população da Vila Sandra Cavalcante a primeira Unidade Básica de Saúde do pacote de melhorias e expansão da rede de atenção básica da saúde da cidade.
A UBS José Bezerra Pimentel vai atender até 4 mil pessoas. A Equipe de Estratégia de Saúde da Família que vai atuar no prédio que foi implantado para receber a UBS atuava atendendo os moradores do Sandra Cavalcante de forma improvisada dentro do Centro de Saúde do Catolé. Atualmente, cerca de 2 mil pessoas estão referenciadas como cidadãos atendidos pela equipe.
Na reforma do prédio e aquisição de equipamentos foram investidos mais de R$ 100 mil. O espaço tem consultório médico, sala de imunização, consultório de enfermagem, farmácia, sala de triagem, copa, banheiros e espaço de convivência para os grupos de tabagismo, hipertensão, gestantes, dentre outros.
“Essa unidade aqui aproxima a saúde pública do cidadão. Antes os moradores precisavam ir até o Centro de Saúde do Catolé e muitos não buscavam atendimento por causa dessa distância entre o serviço e a comunidade. Agora vamos chegar junto da população do Sandra Cavalcante com essa unidade implantada, que é apenas a primeira de muitas que iremos abrir nas áreas descobertas”, disse o prefeito Bruno Cunha Lima.
Na inauguração estiveram presentes vários vereadores, como Carol Gomes – presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal; os vereadores Waldeny Santana, Aldo Cabral e o suplente de vereador Preto da Vila Sandra Cavalcante, que é líder comunitário da localidade, além do secretário de Saúde, Gilney Porto, o secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Dinho Papaléguas, e o secretário de Agricultura, Renato Gadelha.
O programa Saúde de Verdade, lançado também nesta quinta-feira, 16, vai revitalizar a estrutura das Unidades Básicas de Saúde, implantar unidades em áreas descobertas e modernizar o funcionamento do sistema com implantação de sistema eletrônico com teleagendamento de consultas e exames, central de teleatendimento, dispensação de medicamentos com controle eletrônico, entrega de remédios em casa, monitoramento dos leitos de internação através de sistema automatizado, entre outros avanços.
Codecom