A campanha Maio Furta Cor chama a atenção para a necessidade do cuidado com a Saúde Mental Materna. Em Campina Grande, várias ações estão sendo realizadas e neste domingo, 15, acontecerá a I marcha da campanha Maio Furta Cor, promovida pela Prefeitura de Campina Grande. A caminhada será realizada no Parque da Criança, a partir das 9h.
A ação é voltada para o cuidado das mães. No dia 24 de maio acontecerá também uma atividade no Caps Intervenção Precoce (Capsinho), com o tema “Da solidão à partilha”.
“A ideia é chamar a atenção da sociedade para o cuidado psicológico das mães, que relegam o autocuidado para cuidar dos filhos e da família”, disse a coordenadora do programa Saudavelmente, Lívia Sales.
Além dessas ações, vários serviços e eventos também estão acontecendo através do programa Colo Pra Mãe, que está promovendo uma semana inteira de cuidados com as mulheres que enfrentam as peculiaridades da maternidade.
Ainda no âmbito do cuidado com a saúde mental, a maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) criou neste ano o projeto Pré-natal Psicológico, que presta assistência psicológica às mulheres antes e durante a gestação e no puerpério. Essa semana também foi iniciado um projeto de elevação da autoestima das gestantes e puérperas no Isea com o Cantinho do Cuidado Materno, um varal de cartinhas onde as pessoas podem deixar recados para as mamães da maternidade.
Codecom