Realizado na manhã desta sexta-feira, a ação “Promoção de Saúde Preventiva”, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio da Assessoria de Planejamento e Projetos, com o apoio da Secretaria de Saúde (SecSaúde), teve como objetivo, promover a intersetorialidade dos serviços ofertados pela Prefeitura, à exemplo do Consultório na Rua, junto com a Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto e o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que atendem pessoas em situação de rua.
A Prefeitura de Campina Grande realizou na manhã desta sexta-feira, 16, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), a ação “Promoção da Saúde Preventiva”, da Secretaria de Assistência Social (Semas), com o apoio Secretaria de Saúde (SecSaúde) do município. A atividade, elaborada pela Assessoria de Planejamento e Projetos da Semas, tem como objetivo, promover a intersetorialidade dos serviços ofertados pela Prefeitura, à exemplo do Consultório na Rua, junto com a Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto e o Centro Pop, que atendem pessoas em situação de rua.
Uma novidade é que, no projeto elaborado pela Equipe de Planejamento e Projetos, serão realizados atendimentos em saúde a cada ação. De acordo com Sibyma Correia, e que faz residência em medicina (especialização para médicos) voltada à família e comunidade, é interessante saber como funciona o atendimento e acolhimento das pessoas em situação de rua. “Suprir a demanda social, onde parte dos pacientes têm algum transtorno mental, é muito importante, principalmente no que diz respeito a pacientes que possuem resistência para fazer algum tratamento e são usuários de drogas”, ressaltou a médica.
Segundo Mônica Loureiro, coordenadora do Centro POP, quando o serviço vem até a pessoa em situação de rua, existe agilidade nos atendimentos. “Isso ocorre, uma vez que na Unidade, eles são encaminhados diretamente para as especialidades, assim como os agendamentos, facilitando o acesso dessas pessoas à rede de saúde”, lembrou a coordenadora.
Na oportunidade, foram ofertadas consultas com clínico geral, médico de família e comunidades. Ainda foram ofertados vacinação para covid-19, hepatite e ainda vacinas antitetânicas. Além disso, também foram realizados testes de Covid-19 para pessoas sintomáticas (como orienta o Ministério da Saúde), glicemia, aferição de pressão arterial e escuta psicológica. Os pacientes também receberam o devido encaminhamento para consultas psicológicas, psiquiátricas, e solicitação de exames.
A intenção da Assessoria de Planejamento e Projetos é que, outros serviços da Rede participem da iniciativa em ações futuras, integrando políticas de emprego, moradia, cultura e esportes. O projeto terá uma pausa durante o mês de janeiro de 2023 e voltará a funcionar durante todo o ano, mensalmente.
De acordo com Uiamara Mirna, coordenadora da equipe, “esse é o start inicial para o projeto, que tem como foco, gerar novas oportunidades para as pessoas em situação de rua e melhorar a qualidade de vida delas, já que a saúde é um direito de cada cidadão, e a Prefeitura de Campina Grande, não tem medido esforços, no sentido de ampliar essa cobertura, especialmente para as pessoas em situação de rua”, concluiu a coordenadora.
Codecom