A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri) aguarda uma definição do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para saber quando os agricultores cadastrados no Programa Garantia Safra do Município serão efetivamente contemplados por esse benefício.
O MDA está levantando dados, por meio de institutos meteorológicos, para identificar a quantidade de agricultores familiares brasileiros que sofreram perdas agrícolas, ao longo do ano passado, devido à falta ou excesso de chuvas ou, ainda, por causa do surgimento de pragas nas lavouras.
De acordo com informações da Seagri, esse levantamento continua sendo processado. A informação é que, no âmbito da Paraíba, apenas os agricultores de nove municípios estão oficialmente contemplados com o benefício do Garantia Safra. Ainda não há data definida para o pagamento, que será de R$ 1.200 mil por produtor cadastrado no programa.
Os recursos do Garantia Safra são provenientes dos cofres da União, dos Estados e dos Municípios. A parte que compete a Campina Grande já está devidamente assegurada pela Prefeitura, segundo informações dos técnicos da Seagri, responsáveis pelo Garantia Safra em nível local.
O pagamento que está sendo esperado se refere ao Garantia Safra do período de 2022/2023. Foram selecionados para o recebimento do benefício 994 agricultores familiares. Contudo, eles serão contemplados mediante comprovação de perda lavoura feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que continua aguardando o levantamento completo para anunciar, oficialmente, o total de municípios paraibanos afetados pela falta ou excesso de chuvas, ou ainda por ocorrências de pragas nas lavouras.
Codecom