Seagri participa de evento sobre ciência, tecnologia e inovação para a agricultura

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri) vai expor suas experiências nas áreas de inseminação artificial animal, de agronomia e de recursos na primeira edição do Arena Agro da Inovação e do Conhecimento, evento promovido pelo Sebrae Paraíba, que acontecerá desta quinta-feira, 25, até o próximo sábado, 27, em Campina Grande. A informação é do secretário municipal da Agricultura, Renato Gadelha, que determinou a instalação de um estande no local do evento.

As atividades acontecerão na Arena Medow, localizada na avenida Senador Argemiro de Figueiredo, 2333, bairro do Itararé, das 8h às 18 horas.

A iniciativa visa ao fortalecimento do setor da agropecuária paraibana, com a troca de experiências, a partir de capacitações, oficinas, palestras e aproximando as tecnologias sociais e inovações para o setor. O evento será dividido por arenas: Oficinas e Educação, Negócios e Instituições, Inovação e Tecnologias Renováveis e Gastronomia com soluções agro.

Os dois primeiros dias da programação serão voltados aos empreendedores atendidos pelo AgroNordeste, programa criado pelo Governo Federal, com o apoio do Sebrae, cujo objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural. Já o terceiro dia de programação será aberto ao público, sem a necessidade de inscrição prévia para participação.

Programação

Na arena Oficinas e Educação estarão as oficinas práticas, como a de avicultura, plantio de pitaya, cultivo de algodão e conservação ambiental e o cultivo para fins ornamentais de cactáceas. Haverá ainda um workshop, voltado às mulheres na agricultura, com foco no autoconhecimento e ferramentas básicas para o desenvolvimento e a organização sustentável dentro do agronegócio.

Já a Arena Negócios e Instituições é o espaço que abriga as instituições, parceiros e startups do setor. Além de exposição de materiais institucionais e produtos, acontecerão conversas, networking e possibilidades de negócios.

A Arena Inovação e Tecnologias Renováveis abrigará a Estação do Conhecimento, espaço criado para despertar o interesse e demonstrar aos participantes a utilidade e aplicabilidade das tecnologias sociais de baixo custo, que podem ser replicadas na promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural.

Em forma de visita guiada e oficinas, os participantes conhecerão o laboratório móvel criado pelo LETS – Laboratório Educacional de Tecnologias Sociais e Energias Renováveis, uma associação educacional e de assessoria técnica sem fins lucrativos.

A Arena Gastronômica será o local de confraternização e degustação dos sabores predominantes na Paraíba, a exemplo das cervejarias artesanais paraibanas Delacruz, Femme, Senko e Voller.

O evento contará com a presença de instituições que atuam no desenvolvimento, conhecimento e inovação no setor agropecuário da Paraíba, como a Prefeitura de Campina Grande, Parque Tecnológico da Paraíba, INSA, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, FAEPA/SENAR, Embrapa Algodão, Senai, UEPB, UFCG e a Unifacisa, além da presença de startups (Garoa Habitat, Fala Agro, Epatagri e Leve Orgânico).

Toda estrutura do evento leva em consideração estruturas abertas, sociáveis e com segurança, respeitando os limites de público, evitando aglomeração e obedecendo aos protocolos sanitários contra a proliferação do novo coronavírus.

Codecom

Compartilhar