Secretária apresenta, na Câmara de Vereadores, ações e projetos da Ciência, Tecnologia e Inovação do Município

A secretária Laryssa Almeida, da Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande (Secti) participou na manhã desta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal, da sessão especial alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A sessão foi em atendimento a uma propositura do vereador Luciano Breno. Na ocasião, a secretária apresentou um balanço das ações desenvolvidas pela pasta e reforçou a necessidade da aprovação dos projetos que instituem a semana de Ciência e Tecnologia no Município.

Atualmente existem dois projetos de lei, tramitando na Casa de Félix Araújo, com a mesma finalidade: instituir a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito municipal. O projeto 367, do ano de 2013, é de autoria do então vereador Bruno Cunha Lima, hoje prefeito de Campina Grande. Outro Projeto de Lei, de número 539, deste ano, tem como autor o vereador Luciano Breno. Essa segunda matéria deverá entrar na pauta de votação das próximas sessões.

De acordo com a secretária Laryssa Almeida, é importante para a cidade a criação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, seguindo a programação nacional que já existe desde 2004. A ideia é estimular, junto às instituições educacionais públicas e privadas, atividades de divulgação, de difusão e de apropriação do conhecimento técnico-científico, visando a inclusão sociodigital.

Durante seu pronunciamento, Laryssa destacou o processo de regulamentação municipal de SandBox, que vai atrair investimentos e empresas para o município; o programa social Campina Social Play, desenvolvido no bairro do Mutirão, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); o programa Impulse Campina, que utiliza a tecnologia para a empregabilidade e tem como principal parceiro o Sine Municipal, entre outras ações e projetos desenvolvidos pela Secti, em sua maioria em parceria com as demais pastas municipais.

A sessão serviu ainda para debater sobre os desafios das empresas e profissionais do setor de tecnologia e para enfocar a necessidade de instituir a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O vereador Luciano Breno, autor da sessão especial, informou que os projetos de lei, que regulamentam essa criação, deverão ser apreciados em breve.

Codecom

Compartilhar