Autor: Notícias PMCG

Secretaria de Administração de Campina Grande inicia nova fase com reunião de alinhamento

Foram alinhadas ações voltadas à modernização e eficiência na gestão pública. O foco da nova etapa é reestruturar processos, eliminar burocracias e promover mais transparência. A capacitação das equipes e o uso de tecnologias para otimizar o atendimento também foram discutidos.

15/01/2025 17h06 Atualizado há 2 meses

Na manhã desta quarta-feira, 15, o secretário de Administração de Campina Grande, Diogo Lyra, realizou a primeira reunião de alinhamento com sua equipe de auxiliares, composta por coordenadores, gerentes e diretores recentemente nomeados pelo prefeito Bruno Cunha Lima. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Administração e marcou o início de uma nova etapa voltada à modernização e à eficiência na prestação de serviços à população.

Durante a reunião, o secretário destacou os desafios enfrentados desde 2021, quando a atual gestão assumiu, enfatizando o compromisso de revitalizar a estrutura da Secretaria de Administração. Segundo Lyra, “o foco agora é aproveitar o momento mais estável para implementar um planejamento estratégico robusto, que reestruture processos, elimine burocracias desnecessárias e promova maior eficiência na gestão pública”.

Um dos principais avanços da gestão apontado pelo secretário foi o lançamento de um concurso público que previu cargos de administrador na estrutura da Secretaria. Esses profissionais serão responsáveis por realizar diagnósticos detalhados dos papéis e fluxos internos, garantindo mais segurança e controle sem comprometer a eficiência. Para liderar esse esforço, foi convocada a administradora efetiva Mércia Pereira, que trabalhará na revisão dos processos internos e na implementação de melhorias.

Ao longo da reunião, o secretário de Administração ressaltou a importância de simplificar os procedimentos administrativos e garantir transparência, utilizando ferramentas modernas para integrar e otimizar os processos. O objetivo é estabelecer metas claras, indicadores precisos e promover a continuidade da gestão pública com transparência e eficiência.

Foi também discutida a centralização de processos administrativos e de pessoal na Secretaria de Administração. Segundo Diogo Lyra, essa medida resultará em um aumento significativo de demandas, especialmente no controle de contratos e na supervisão de informações das folhas de pagamento.

A reunião também abordou problemas operacionais identificados, como gargalos no fluxo de informações entre setores e a falta de atendimento humanizado em algumas áreas da Prefeitura. Para resolver essas questões, propôs-se padronizar os dados e integrar as informações de forma mais eficiente.

Por fim, Diogo Lyra destacou a relevância de investir na capacitação das equipes através da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp) e instruiu a equipe de Tecnologia da Informação a desenvolver um espaço específico no Portal da Prefeitura para a Secretaria de Administração. Este espaço abrigará informações institucionais, detalhes sobre os cursos especializados oferecidos pela Emusp, e as iniciativas da própria Secretaria, promovendo maior transparência e fortalecendo o engajamento com a população. A meta é consolidar uma Secretaria mais moderna e eficiente, alinhada às demandas da gestão pública e capaz de gerar resultados concretos e sustentáveis para os próximos anos.

“Nosso foco é criar uma estrutura administrativa mais moderna e eficaz, que responda às necessidades da população e contribua para o desenvolvimento de Campina Grande. Estamos trabalhando para transformar desafios em oportunidades e garantir uma gestão pública mais eficiente e transparente”, concluiu o secretário Diogo Lyra.

Participaram desta reunião, o secretário de Administração, Diogo Lyra; sua secretária, Monike Oliveira; a diretora da Escola Municipal de Serviço Público (Emusp), Elis Formiga; o diretor de Recursos Humanos, Bruno Barbosa; o diretor de Tecnologia da Informação da SAD, Melque Dias, a diretora de Atendimento ao Cidadão, Flávia Machado; o diretor de Logística e Abastecimento, Hussein da Silva, a gerente de Compras, Ana Luíza Quirino e a servidora efetiva, a administradora Mércia Pereira da Silva.

Codecom


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