A Prefeitura Municipal de Campina Grande, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), iniciou o período de “Corte de Terra”, que beneficiará agricultores dos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante. Para receber os serviços da Prefeitura, basta o agricultor procurar o representante rural de sua região, ou distrito, e assinar a lista com os dados da propriedade, que estão sendo encaminhados à Secretaria de Agricultura, que fica localizada na Rua Duque de Caxias, 83 – Prata, ou ao representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Campina Grande.
De acordo com o Secretário de Agricultura, Renato Gadelha, a iniciativa objetiva garantir o preparo adequado do solo, aumentando a produtividade e assegurando melhores condições para os trabalhadores do campo. O corte de terra é um passo fundamental para o desenvolvimento sustentável da agricultura, promovendo mais eficiência e qualidade na produção rural. O apoio ao homem do campo segue sendo uma prioridade da administração municipal, através do apoio do prefeito Bruno Cunha Lima às iniciativas da Seagri.
Segundo o Secretário, este ano de 2025, com a chegada do período chuvoso, bem como da aquisição de novas máquinas e equipamentos agrícolas, oriundos de Emendas Parlamentares do senador Veneziano Vital, e dos deputados Leonardo Gadelha e Romero Rodrigues, bem como da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Rio Parnaíba (Codevasf), a PMCG através da Secretaria de Agricultura, disponibilizará ineditamente este ano, três maquinas para cada distrito.
A Seagri-PMCG tem um papel fundamental na valorização do setor agrícola, proporcionando ações que impulsionam a produção e fortalecem a economia local, assim como, já vem ocorrendo através do Projeto de Irrigação, localizado no Assentamento Venâncio Tomé, intitulado “Projeto Oásis”. O secretário ressalta que “o corte de terra é apenas uma das muitas iniciativas que reforçam nosso compromisso com os agricultores de Campina Grande”, destacou.
O secretário ressalta e enaltece a importância e a representatividade do presidente do CMDRS-CG, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Campina Grande, Rubens Alves da Silva, que está atuando em parceria com a Seagri na captação e cadastramento dos agricultores para que a Secretaria possa chegar aos agricultores. “O ano de 2025 será o ano em que o poder público municipal mais investirá no desenvolvimento agrário do município, pois, hoje a Seagri está dotada de uma grande frota de tratores e implementos agrícolas, para executar o serviço”, destacou Renato Gadelha.
Segundo dados oficiais da Secretaria de Agricultura de Campina Grande, a cada ano os serviços de corte de terra têm praticamente duplicado o número de agricultores beneficiados, a exemplo dos cortes de 2023, quando foram beneficiados 1.200 agricultores. Já em 2024 alcançou a marca de mais de 2 mil agricultores. “Ineditamente, com a chegada dos novos equipamentos, temos a previsão de beneficiar e ultrapassar o número de mais de 3 mil agricultores, que serão beneficiados agora em 2025, com a disponibilidade de 3 máquinas por distrito”, comemorou Gadelha.
Codecom