Em comemoração ao Dia Internacional do Folclore, celebrado neste último domingo, 22 de agosto, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou uma série de ações nos Parques da Liberdade e da Criança. As apresentações tiveram como objetivo valorizar a importância das práticas folclóricas na cidade.
O Grupo de Cultura Popular Ariús se apresentou no Parque da Liberdade, às 9h, com um espetáculo de danças folclóricas. Fundado em 1º de junho de 2015, o Ariús leva esse nome em homenagem a um grupo de indígenas que, até o final do século XVII, habitava a região onde hoje fica a cidade de Campina Grande. E o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, fundado em 1ª de maio de 1986, fez uma apresentação no Parque da Criança, às 15h30.
Os grupos foram contemplados pelo Edital 002 – Produção Cultural da Lei Aldir Blanc e, na oportunidade, prestaram suas contrapartidas com a finalidade de difundir a cultura brasileira, seus costumes e tradições.
Além disso, o Mestre Sabiá, professor de capoeira do Centro Cultural Escola Parque Lourdes Ramalho, esteve presente com uma roda de capoeiristas da cidade. Ele destacou a importância da capoeira no âmbito cultural do país.
E para animar as crianças presentes nos parques, a “Boneca Valdenice” apresentou um repertório de cantigas de roda, onde as crianças puderam brincar e dançar. A artista, também contemplada pelo Edital 002 – Produção Cultural da Lei Aldir Blanc, prestou sua contrapartida durante a ação.
Codecom