A Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) e a Polícia Rodoviária Federal realizaram a culminância do Projeto Educar PRF. O evento contou com a participação de 21 escolas municipais e um total de 86 estudantes.
O Projeto Educar PRF tem como missão ensinar aos estudantes da rede municipal a importância de seguir as regras de trânsito, promovendo atitudes seguras, respeito às leis e uma convivência mais pacífica.
Para mostrar o que aprenderam sobre o assunto, os estudantes realizaram apresentações de peças teatrais, músicas, contos, poesias, paródias e exposição de desenhos. Todos receberam certificados de participação.
As apresentações fizeram parte de um concurso cultural, avaliado por uma banca composta por Isabelle Pires, Thiago Vinicius e Duda Paz, servidores da Seduc, além de Joana Santos e Itiel, da Divisão de Educação para o Trânsito. Fabíola Gaudêncio, gerente de Projetos da Seduc, destacou a importância do evento e dos estudos sobre o trânsito para os estudantes:
“Como tratamos de educação para o trânsito, especialmente com foco nas rodovias federais (BRs), neste ano incluímos todas as escolas da zona rural no projeto. Foram contempladas 25 escolas rurais e outras 14 urbanas que atendem aos critérios estabelecidos pela PRF. Os estudantes vivenciam, na prática, os conteúdos abordados, já que utilizam diariamente as BRs nos trajetos feitos pelos ônibus escolares.”
Cecília Gabriela, de 13 anos, que estuda na Escola Municipal Padre Antonino, e apresentou uma peça com seus amigos sobre empatia no trânsito, relatou os aprendizados do projeto e suas opiniões sobre o evento:
“Antes da peça, nós tivemos um preparo falando sobre o trânsito, para a gente aprender mais. O tema da nossa peça foi ‘O Trânsito que eu quero’, falando sobre o trânsito que queremos: com respeito, tranquilidade e bondade. Na gincana da STTP que tivemos na escola, a gente aprendeu que sempre o maior cuida do menor. Além disso, o evento foi maravilhoso, tiveram várias peças, desenhos, todos com acabamentos maravilhosos. Aprendemos muitas coisas.”
As apresentações vencedoras de cada categoria foram:
DESENHO
1º lugar: Escola Municipal Pe. Antonino – Rafaela Alves Leandro
2º lugar: Escola Municipal Manoel Joaquim de Aguiar – José Vinícius e Victor Henrique
3º lugar: Escola Municipal Lourdes Ramalho – Romeu Renan Andrade
PARÓDIA
1º lugar: Escola Municipal Luís Juvino Gomes
2º lugar: Escola Municipal Lions Prata
3º lugar: Escola Municipal Antônio Telha
PEÇA TEATRAL
1º lugar: Escola Municipal Pe. Antonino
2º lugar: Escola Municipal Cícero Virgínio
3º lugar: Escola Municipal Maria da Luz
CONTO
1º lugar: Escola Municipal Lions Prata – Jasmin Cristina
2º lugar: Escola Municipal Profª. Laura Menezes de Amorim – Yolanda de Castro Reis
POESIA
1º lugar: Escola Municipal Lions Prata – Jasmin Cristina
2º lugar: Escola Municipal Profª. Laura Menezes de Amorim – Sofia Beatriz da Silva
CORDEL
1º lugar: Escola Municipal Félix Araújo
Codecom