A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), encerrou nesta sexta-feira, 17, a programação da III Jornada da Escola em Tempo Integral, consolidando três dias de formação, reflexão e compartilhamento de experiências exitosas da rede municipal. O encerramento aconteceu no auditório do Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
No encerramento foi realizada a apresentação do Coral Uirapuru e, em seguida, a Socialização de Relatos de Experiências Inspiradoras do Programa Escola em Tempo Integral.
Professores, gestores, técnicos e educadores sociais apresentaram práticas pedagógicas que vêm transformando a rotina das unidades escolares, fortalecendo o protagonismo estudantil e o vínculo entre escola e comunidade.
A programação contou com a participação dos professores doutores Henrique Júnior (Instituto Práxis Integral), Joedson Brito dos Santos (UFCG) e Orlandil de Lima Moreira, Coordenador Estadual do Programa Escola em Tempo Integral na Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que contribuíram com reflexões sobre a construção de uma educação integral significativa.
Ao avaliar o evento deste ano, a diretora de apoio às escolas Ana Lúcia Fernandes ressaltou a grandiosidade da iniciativa e a importância de que a sociedade conheça as ações desenvolvidas nas Escolas em Tempo Integral.
“Estamos aqui, na Universidade Federal de Campina Grande, junto com todos os profissionais que fazem parte da Escola em Tempo Integral de Campina Grande, professores, capoeiristas, educadores sociais voluntários, gestores escolares, equipe técnica da Secretaria da Educação e tantos outros, participando das apresentações inspiradoras da rede, trabalhos belíssimos, que são importantíssimos que toda a sociedade conheça. Então a nossa avaliação é a melhor possível. A jornada foi um sucesso”, destacou.
A Jornada teve início no dia 15 de outubro, no Teatro Municipal Severino Cabral, em uma abertura simbólica no Dia do Professor, reunindo docentes, gestores, capoeiristas, educadores voluntários e equipes técnico-pedagógicas. Na ocasião, o professor doutor Luiz Henrique Hora Coelho Júnior ministrou a palestra “Educação Integral: uma concepção necessária para potencializar a prática pedagógica e o tempo escolar”, que também foi reaplicada no Anexo da Seduc e no Cepacs, no dia seguinte.
Codecom