Uma das conquistas foi a ampliação do número de ambulâncias e veículos e renovação de frotas para os serviços na cidade. A frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) ganhou seis carros este ano, sendo um equipado para atendimento em áreas de difícil acesso. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ganharam uma nova ambulância cada uma. O Centro Especializado em Reabilitação (CER) recebeu um carro adaptado para o transporte de pessoas com deficiência. Um veículo também foi entregue para o serviço de captura de animais de rua e outro carro foi equipado para o combate do mosquito Aedes aegypti, o carro fumacê.

Também foi um ano de planejamento. O Sistema de Regulação completou um ano em 2018 e foram realizados mais de 1 milhão de exames e mais de 100 mil consultas por meio do sistema informatizado de marcação de consultas e exames. Os técnicos da pasta ainda passaram o ano em treinamento e testes para implantar o sistema na média e alta complexidade, para que a regulação de leitos e a marcação de cirurgias também sejam informatizadas. A Secretaria de Saúde também realizou um recadastramento dos pacientes que fazem tratamento do glaucoma para otimizar a oferta do serviço. Também foi em 2018 que o número de locais para emissão do cartão SUS foi ampliado para que mais pessoas sejam atendidas pelo sistema público municipal de saúde.

Em média, o Hospital da Criança e do Adolescente atendeu mais de 200 pacientes por mês; o Samu registrou mais de 4 mil ocorrências/mês; o Pedro I realizou mais de 25 mil exames de imagem no ano, além dos outros serviços; O Isea realizou mais de 70 mil procedimentos no total; O Centro Especializado em Reabilitação passou dos 50 mil procedimentos; o Hospital Doutor Edgley Maciel realizou mais de 4 mil atendimentos mensalmente; as UPAs fizeram mais de 150 mil atendimentos juntas.
“Estamos avançando aos poucos, sabemos que ainda há bastante a melhorar na atenção básica, que tem sido nosso foco, mas todo o trabalho na média e alta complexidade e a estratégia de planejamento foram consolidados”, explicou a secretária Municipal de Saúde, Luzia Pinto.
Imagens: Arquivo PMCG