A Secretaria de Saúde de Campina Grande descentralizou a oferta de testes da Covid-19 e de coleta para testagem de Arboviroses no Município. O exame do coronavírus passou a ser disponibilizado nos distritos locais e as coletas de arboviroses também estão sendo realizados em mais unidades, além dos hospitais.
O teste do coronavírus agora é aplicado na Policlínica de São José da Mata, na Unidade Mista de Galante e na Unidade Básica de Saúde de Catolé de Boa Vista. As coletas das arboviroses agora também são feitas na Policlínica Francisco Pinto, na Unidade Mista de Galante e no Centro Municipal de Infectologia Silvestre Gonçalves Maia.
Além desses locais, os testes e as coletas também são realizados nos hospitais municipais Pedro I e Dr. Edgley; nas duas Unidades de Pronto Atendimento: Adhemar Dantas (Dinamérica) e Raimundo Maia (Alto Branco); no Hospital da Criança e do Adolescente (até 17 anos) e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), para gestantes.
No boletim da oitava semana epidemiológica do ano em Campina Grande foi constatado que cerca de um terço das testagens apresentaram diagnóstico positivo para a Covid-19, o que representa uma redução no tocante à semana anterior. Foram 310 testes e 65 casos positivos.
Quanto às arboviroses, não houve registro de casos suspeitos de Zika Vírus, mas foram registrados 78 casos suspeitos de Dengue e seis de Chikungunya, sendo um positivo confirmado. Houve ainda a notificação de três casos confirmados da Febre Oropouche.
“Chamamos a atenção da população para os cuidados durante o carnaval. A situação é considerada controlada no momento, mas se as pessoas tiverem algum sintoma devem buscar as unidades de referência. Teremos boa parte da população circulando em outras cidades e outros estados, logo, é necessário um cuidado adicional”, disse o diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas.
Codecom