Para descentralizar as ações de combate à Dengue e Chikungunya, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou os atendimentos e testagens em relação às arboviroses.
A partir desta segunda-feira (18), os distritos de Galante, Catolé de Boa Vista, São José da Mata, além do Complexo Aluízio Campos e o Centro de Saúde Francisco Pinto, também passam a oferecer os exames de testagem para identificar casos dessas doenças. O serviço já é realizado em hospitais da cidade, como o Hospital Pedro I e o Doutor Edgley, e nas UPAs Dinamérica e Alto Branco.
“A intenção dessa medida é descentralizar e desafogar mais as unidades de testagem porque, na verdade, a arbovirose é algo que, não estando com sintomas graves ou moderados, você pode procurar a sua unidade de saúde. De lá você vai ser encaminhado, tão logo o seu quadro clínico esteja necessitando, para uma unidade de média ou alta complexidade”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Miguel Dantas.
A ampliação dos pontos de testagem acontece dentro das múltiplas ções que integram a campanha “Em Campina, Mosquito não se cria”, com atividades educativas, programas realizados em parceria com diversas pastas da gestão municipal, bem como o aumento de testagem e busca ativa da vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em toda Campina Grande e seus distritos.
Confira os locais e horários:
Testagem de Dengue e Chikungunya:
Segunda a sexta-feira (7h às 12h e 13h às 17h):
UBS Catolé de Boa Vista
Policlínica de São José da Mata
Unidade Mista Galante
Centro de Saúde Francisco Pinto
UBS Virgílio Brasileiro – Aluízio Campos
UBS Crisóstomo Lucena – Aluízio Campos
Funcionamento 24h:
Hospital Municipal Pedro I
Hospital Municipal Dr. Edgley
UPA Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica)
UPA Dr. Raimundo Maia (Alto Branco).
Codecom