A Secretaria de Saúde de Campina Grande lançou nesta sexta-feira, 24, um edital para o Programa Municipal de Residência Médica, na área de Neonatologia. Estão sendo oferecidas três vagas e a bolsa é no valor de R$ 4.106,09 mensais. É necessário ter formação me pediatria e as atividades serão desenvolvidas no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) e no Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
As inscrições acontecem de forma presencial, na própria Comissão de Residência Médica (Coreme), na Secretaria de Saúde de Campina Grande, no dia 27 de março, das 7h às 16h. A taxa de inscrição custa R$ 150,00 e é necessário apresentar documentos pessoais, bem como o diploma de formação superior em medicina. A Secretaria Municipal de Saúde fica na Avenida Jornalista Assis Chateaubriand, 1376 – Liberdade.
A prova já será realizada no dia 28 de março de 2023, às 14h, na Sociedade Médica de Campina Grande, que fica às margens do Açude Velho. Os assuntos da prova teórica são: abordagem do recém-nascido febril; doenças respiratórias no período neonatal, sepse neonatal e hipoglicemia neonatal. Os aprovados já começaram a atuar a partir do dia 3 de abril, com jornada de sessenta horas semanais.
No ano passado, o Município aderiu ao Exame Nacional de Residência Médica (Enare) para promover as seleções dos residentes, para dar maior transparência e confiabilidade ao processo de seleção. O exame, que é nacional, é coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e facilita a inscrição de candidatos de outros estados.
Este ano, 22 residentes aprovados no Enare já começaram a atuar em Campina Grande nas áreas de pediatria, medicina de saúde da família e da comunidade e ginecologia e obstetrícia. Contudo, os aprovados em neonatologia não assumiram as vagas. “Por isso, o Coreme criou este novo edital e, em razão disso, o prazo entre publicação do edital e realização da seleção é tão pequeno”, explicou a coordenadora do Programa de Residência Médica do Município, Dra. Jeanette Oliveira.
O programa foi criado em 2013 pela gestão municipal, está completando 10 anos, e é desenvolvido em parceria com outras instituições, como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Centenas de médicos já se formaram em Residência Médica por meio do programa de Campina Grande.
Codecom