Coordenação Municipal de Imunização decidiu acrescentar vacina contra HPV nesta ação
A Secretaria de Saúde de Campina Grande realizou nesta quarta-feira, 26, ações de vacinação contra a meningite para adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Devido à grande procura, a Coordenação Municipal de Imunização decidiu promover a campanha também nesta quinta-feira, 27 de maio, e ainda acrescentar mais uma vacina nos pontos de vacinação. Será a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).

Para receber os imunizantes é necessário apresentar o cartão do SUS e o Cartão de Vacinação da Criança. As ações seguem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas e Centros de Saúde, de acordo com o funcionamento de cada unidade, e em dois pontos fixos: o primeiro no CTE (localizado na avenida Santa Clara S/N, no São José, às margens do Açude Novo) e outro no Parque da Criança, das 8h às 16h.
A vacina meningocócica ACWY é aplicada em adolescentes de 11 e 12 anos e protege contra 4 subtipos de meningite, os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Já a do HPV, ou papiloma vírus humano, previne doenças como lesões pré-cancerosas, câncer do colo do útero, vulva e vagina, ânus e verrugas genitais. Ela é administrada em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos de idade, num esquema vacinal de duas doses com intervalo de seis meses.
HPV é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo, ela provoca uma uma infecção que atinge as mucosas orais, genitais ou anais, tanto dos homens quanto das mulheres. É também a principal responsável pelo surgimento de câncer no colo do útero.
Já a Meningite Meningocócica é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que provoca infecção do cérebro, da medula espinhal e infecção na corrente sanguínea. É uma doença que pode levar a óbito rapidamente ou trazer consequências graves para o corpo.
Codecom