A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece, a respeito do vídeo em que um empresário faz críticas ao controle dos órgãos de fiscalização nos abatedouros de aves, que a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) não tem a atribuição de monitoramento dessa atividade.
De acordo com a LEI FEDERAL Nº 1.283, DE 18 DE DEZEMBRO DE 1950, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, a competência para fiscalização das empresas de abate de aves que fazem comércio é dos órgãos de agricultura.
No que diz respeito à competência da Gevisa, inúmeras fiscalizações foram realizadas no decorrer de 2018 em estabelecimentos que comercializam as aves, aferindo a correta manipulação de alimentos, acondicionamento, higiene pessoal, higiene do ambiente, tanto na parte interna quanto externa do estabelecimento, dando orientações sobre manuseio, acondicionamento e preparo de alimentos e manutenção geral do local onde são manipulados e armazenados para o consumo.
Fonte: Codecom