A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece à população que faz uso contínuo de Insulina Humana e Insulina Rápida que estes insumos são legalmente repassados pelo Governo do Estado, através da terceira regional da Secretaria Estadual de Saúde e que a pasta estadual desde o início da pandemia vem apresentando descontinuidade no fornecimento das insulinas, bem como das ampolas utilizadas para a aplicação das mesmas. Dessa forma, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) fica impedida de ofertar o medicamento para atender a toda a demanda da cidade.

O abastecimento ocorria de forma mensal, nos quantitativos solicitados, entretanto, desde o início da pandemia o Estado não tem conseguido repassar os quantitativos necessários. Tendo em vista que não são insumos comercializados e sim de distribuição pública, a Prefeitura de Campina Grande não consegue adquirir utilizando recursos próprios. Dessa forma, a CAF ao receber os medicamentos, distribui da forma mais equilibrada possível os quantitativos para todas as Unidades Básicas de Saúde.
Como o município também não tem recebido ampolas para a administração da insulina através de seringa, a Secretaria de Saúde de Campina Grande está disponibilizando o medicamento no modelo de caneta em substituição à insulina padrão, para que não haja interrupções do tratamento da Diabetes Mellitus.
As justificativas prestadas informalmente pelos responsáveis são de que há uma dificuldade por parte da empresa que produz os frascos que armazena o principio ativo, o que afeta diretamente a produção da insulina frasco ampola, diminuindo o seu fluxo de produção e redistribuição.
Fitas de glicemia e fraldas geriátricas – A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa ainda que também tem enfrentado dificuldades na aquisição de fitas de glicemia e fraldas geriátricas, justamente pela escassez de material e de oferta no mercado, o que provocou prorrogação de entrega por parte dos fornecedores.
Apesar disso, a CAF tem trabalhado, junto ao setor de Materiais e Serviços para buscar alternativas cabíveis que visem à solução do problema. Na próxima semana o fluxo de distribuição de fraldas será reestabelecido, e ainda este mês o fornecimento de fitas de glicemia retornará.
Codecom