A programação é diversificada e segue até dia 21 de maio
Durante todo o mês de maio é realizada a campanha da Luta Antimanicomial, que chama a atenção da sociedade para a reabilitação de pessoas com distúrbios psiquiátricos, do desenvolvimento e emocionais, por meio de uma política de saúde psicossocial. Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde realiza diversas ações alusivas à campanha.
São atividades on-line e presenciais, realizadas como forma de conscientizar os usuários dos serviços de saúde, familiares e profissionais sobre a importância do movimento. O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e marca o fim da estratégia de política pública em saúde mental com manicômios.
Em Campina Grande, o principal marco foi a intervenção no antigo hospital psiquiátrico da cidade, que tratava os pacientes de forma confinada. O prédio deu espaço ao Parque da Liberdade, que faz uma alusão à inclusão na sociedade dessas pessoas, estratégia que promove melhorias no tratamento dos pacientes.
Após a intervenção do antigo hospital psiquiátrico, o Município abriu 20 leitos psiquiátricos no Hospital Municipal Dr. Edgley Maciel, os primeiros em todo o Estado a funcionarem em um hospital geral, como preconiza a política antimanicomial. Além disso, foram criadas seis residências terapêuticas onde os pacientes permanentes moram e são assistidos continuamente.
Este ano, devido à pandemia causada pela covid-19, não será possível fazer a tradicional caminhada da luta antimanicomial. Mas, durante a programação, estão sendo realizadas oficinas terapêuticas, trabalhos manuais, capacitação com os profissionais da emergência psiquiátrica, panfletagens, rodas de conversa e lives. Todas as atividades ressaltam a importância dos serviços que substituem o tratamento manicomial no acolhimento de usuários e familiares.
Uma das principais ações será a transmissão ao vivo, pelas redes sociais, de uma conversa entre a coordenadora de Saúde Mental de Campina Grande, Lívia Sales, com o professor Fernando Kinker, interventor do Ministério da Saúde na implantação da política na cidade.
Programação:
17 de maio
Manhã: Pit Stop com panfletagem na Avenida Manoel Tavares – Alto Branco
Manhã: Ação na UBS da Bela Vista sobre a reforma psiquiátrica e os serviços de saúde mental na cidade
Manhã: Roda de conversa no Caps de Galante “em cada grupo” com usuário e familiar. Usando as temáticas do painel. (observando os limites para o período de pandemia).
Manhã: Sala de espera – “Qual é o nosso lugar” no Programa Saúde na Hora em Galante
Manhã e tarde: Conscientização sobre a luta antimanicomial com os usuários atendidos no Centro de Convivência nesse dia.
Manhã e tarde: Roda de conversa no Centro de Convivência com os usuários do CAPSi sobre “O CAPS como serviço substitutivo”
Tarde: Roda de Conversa com os usuários do CAPS AD III IJ com o tema – Reforma Psiquiátrica e a humanização no cuidado com o usuário: acolhendo em liberdade
Tarde: Divulgação de conteúdo no Instagram do CAPSi sobre “A história da luta antimanicomial”.
Tarde: Sala de espera no Caps Viva Gente com alunos de nutrição da Unifacisa sobre a luta antimanicomial
18 de Maio
Manhã: Acolhimento no Centro de Saúde de São José da Mata
Manhã: Momento no Caps Viva Gente com educador físico, fisioterapeuta e nutricionista sobre qualidade de vida e saúde mental
Manhã: Momento musical alusivo à causa da Luta Antimanicomial no CAPS AD III IJ;
Manhã: Divulgação de conteúdo no Instagram do CAPSi sobre o filme “Nise: O coração da Loucura”.
Manhã: Roda de conversa no Caps de Galante “em cada grupo” com usuário e familiar. Usando as temáticas do painel. (observando os limites para o período de pandemia).
Manhã e tarde: Conscientização sobre a luta antimanicomial com os usuários atendidos no Centro de Convivência nesse dia.
Manhã e tarde: Panfletagem no Centro de Convivência sobre “O papel do CAPS Infantil” no Conselho Tutelar.
Tarde: Vídeo temático no IGTV com a Psicóloga Johanna Aragão no Instagram do serviço (@capsad.novoscaminhos)
Tarde: Palestra sobre a luta antimanicomial com os técnicos da equipe Caps I Cuidar e Viver com usuários e familiares
Tarde: Live no Instagram do Caps Viva Gente sobre luta antimanicomial: seus dispositivos legais e o que ainda temos a conquistar
19 de Maio
Manhã: Panfletagem na BR-230 e principais ruas de São José da Mata
Manhã: A arte como prática terapêutica com psicólogas e pedagogas no Caps Viva Gente
Manhã: Vídeo temático no IGTV com o Psiquiatra Rogério Nitsch no Instagram do serviço (@capsad.novoscaminhos);
Tarde: Grupo de Família com as Psicólogas Johanna Aragão e Dállia Ribeiro com o tema – Benefícios para a ressocialização e a relação família-usuário através da instituição dos serviços CAPS.
Tarde: CINE-Mentes: exibição de filme no Caps Viva Gente
Noite: Live com o professor Fernando Kinker, interventor do Ministério da Saúde na implantação da política na cidade.
20 de Maio
Manhã: Oficina Terapêutica com os usuários do CAPS AD III IJ com a confecção de um banner alusivo à Luta Antimanicomial
Manhã: Aplicação farmacológica na saúde mental – Caps Viva Gente
Tarde: Vídeo temático no IGTV com a Psicóloga Dállia Ribeiro no Instagram do serviço (@capsad.novoscaminhos).
Tarde: Sala de espera sobre alimentos para saúde mental e terapêutica com horta e cozinha – Caps Viva Gente
21 de Maio
Manhã: Vídeo temático no IGTV com o Enfemeiro Alcides Marinho no Instagram do serviço (@capsad.novoscaminhos)
Manhã: Ação na UBS Ricardo Amorim sobre a reforma psiquiátrica e os serviços de saúde mental na cidade
Tarde: Culminância da Semana da Luta Antimanicomial com exibição de filme
temático aos usuários do CAPS AD III IJ e em seguida roda de conversa sobre as relações do filme com a causa antimanicomial.
Codecom