Secretaria de Saúde realiza dia D de vacinação antirrábica neste sábado

Neste sábado, 21, a Secretaria de Saúde de Campina Grande realiza o dia D de vacinação antirrábica no município. No total, as 81 Unidades Básicas e Centros de Saúde servirão como postos de vacinação. A ação começa às 8h e vai até as 17h. Os donos de cães e gatos devem levar os animais para receber a vacina que protege contra o vírus da raiva, doença que pode atingir os seres humanos.
A vacina será administrada nos cães e gatos com pelo menos 3 meses de idade. Os que vão ser vacinados pela primeira vez deverão tomar uma dose de reforço após 21 dias. Os que já são imunizados todos os anos devem renovar a proteção novamente. A vacina é exclusiva para cães e gatos. Cadelas e gatas prenhas devem tomar a vacina, que só não será aplicada em animais doentes ou febris.
Os donos devem levar os bichos de estimação portando guia e coleira e os gatos devem estar em caixas de transporte apropriadas. Os animais com temperamento agressivo devem usar focinheira. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos.
O Coordenador do Centro de Zoonoses, Marinaldo Lima, explicou que é fundamental proteger os animais da raiva, já que um caso da raiva humana foi registrado este ano em Pernambuco e a cidade paraibana de Areia registrou um caso de raiva canina. “É fundamental manter o controle dessa doença porque temos visto esse ressurgimento em algumas partes do país”, explicou.
A campanha de vacinação contra a raiva começou no mês passado com visitas dos agentes às casas na zona rural. Depois do dia D na zona urbana, a vacinação continua na zona rural até 31 de outubro. Campina Grande tem mais de 60 mil animais no total, sendo mais de 40 mil cães e mais de 20 mil gatos. A meta é vacinar 80% dessa população animal. Cerca de 11 mil animais já foram imunizados até agora,

COMPARTILHE