A campanha de imunização contra Influenza termina nesta quarta-feira, 31, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde vai ofertar a vacina, nesta terça-feira, 30, na frente dos bancos públicos, na praça 7 de Setembro, no Centro da cidade, pela manhã e à tarde, no horário de funcionamento das agências bancárias. O objetivo é atingir os idosos que vão às agências receber a aposentadoria, bem como toda a população.
A vacinação foi ampliada para toda a população a partir de seis meses de vida. Os locais de vacinação são todas as Unidades Básicas de Saúde com salas de vacina, as Policlínicas e os Centros de Saúde, o Terminal de Integração e a sala de imunização do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea).
“Fazemos um convite à população para que se vacinem, principalmente por causa do alto número de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas a vírus respiratórios, que têm aumentado em todo o país”, disse a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.
A cobertura vacinal da vacina contra Influenza está baixa em todo o país, mas Campina Grande está acima da média. Ainda assim, os resultados da campanha ainda são considerados baixos para a meta, que é de vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Os grupos prioritários na cidade somam 135.022 pessoas e o balanço é de pouco mais da metade. Como os grupos têm procurado pouco a imunização, a oferta foi ampliada para todas as pessoas.
A vacina da Influenza protege contra os dois tipos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e 01 tipo de Influenza B (Victoria). Como também está acontecendo a campanha de vacinação da covid-19, a Secretaria de Saúde esclarece que não há a necessidade de estabelecer um intervalo entre a aplicação da vacina contra Influenza e a da vacina contra Covid-19, podendo as mesmas serem aplicadas no mesmo dia ou com qualquer intervalo entre elas.
Codecom