Diante das várias obras previstas para Campina Grande, nos próximos meses, as secretarias de Planejamento e de Obras decidiram realizar o alinhamento de processos, com objetivo de mitigar conflitos de informações e retrabalho em cada fase dos projetos. Em reunião, nesta terça-feira, 06, foi definido que um documento será desenvolvido, conjuntamente, contendo o fluxo, funções e atribuições das equipes.
De acordo com o secretário de Planejamento, Felix Neto, com este alinhamento será possível melhorar o fluxo até a entrega do conjunto de projetos, para o processo administrativo de licitação da futura obra.
“A ideia é a integração das equipes da Seplan e Secob, no que diz respeito à sequência de trabalho, tanto do ponto de vista de elaboração dos projetos como de agilidade e economicidade. Agilidade no desenvolvimento dos projetos e na execução posterior, com situações sendo sanadas já na origem e economicidade, no que se refere ao aproveitamento profissional do que há de melhor nas duas secretarias”, disse Felix.
O secretário de Obras, Joab Machado, acredita que com esta ação as equipes de arquitetos e engenheiros das duas secretarias terão funções melhor definidas, para que não se perca tempo de desenvolvimento e entrega do produto final, que é o projeto completo.
“O próximo passo será elaborar uma documentação para alinhamento do fluxo de trabalho com definição de ações entre as duas equipes. Assim, vamos conseguir trabalhar mais unidos e alinhados, fazendo um trabalho conjunto”, observou.
Até chegar à execução de uma obra, são realizadas várias fases no desenvolvimento de um projeto. Inicialmente é elaborado o arquitetônico, logo após, segue para o de engenharia, que contém vários outros projetos específicos necessários para a execução. Além disso, é preciso definir custos, prazos e outros cálculos. Somente ao finalizar todo esse processo é que o produto é entregue ao setor de licitações de obras, com este procedimento podendo durar até 90 dias.
Codecom