Autor: Notícias PMCG

Secretário avalia ações de 2019 e promete mais inovações em 2020 para a Agricultura

Em que pese o fato de ter assumido a Secretaria de Agricultura de Campina Grande (Seagri), em abril deste ano, em meio às dúvidas sobre a eficácia das chuvas registradas nos dois meses anteriores (fevereiro e março), o secretário Renato Benevides Gadelha avaliou como positivas as ações desenvolvidas, ao longo de 2019, tanto nos distritos […]

30/12/2019 10h13 Atualizado há 3 anos

Em que pese o fato de ter assumido a Secretaria de Agricultura de Campina Grande (Seagri), em abril deste ano, em meio às dúvidas sobre a eficácia das chuvas registradas nos dois meses anteriores (fevereiro e março), o secretário Renato Benevides Gadelha avaliou como positivas as ações desenvolvidas, ao longo de 2019, tanto nos distritos quanto na zona rural do município.

Mesmo com as incertezas climáticas, a Seagri intensificou o trabalho de aragem do solo, para descompactar a terra e torná-la permeável, de modo a facilitar a penetração das raízes, dentro das perspectivas de chuvas para o plantio de milho e fava, tradicionalmente cultivados na zona rural Campina Grande.

“Tivemos sorte, pois, a partir de junho as chuvas chegaram e, embora em pequena intensidade, foram contínuas, capazes de proporcionarem uma razoável safra de milho e de fava”, relembrou o secretário Renato Gadelha.imagemA introdução de hortas comunitárias também foi realizada pela Seagri, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Este projeto será levado às escolas e às entidades sociais de Campina Grande, a partir do próximo ano.

Ainda por conta desse quadro climático favorável, Renato Gadelha disse que houve fartura de capim em praticamente todos os pontos do município. Esse fato, aliado à silagem do milho e do sorgo, garantiu a alimentação dos rebanhos bovino, equino e de outras espécies existentes na zona rural de Campina Grande.

A Secretaria Agricultura também viabilizou a plantação de palma forrageira  (espécie resistente), outro importante sustentáculo para garantir a sobrevivência da vida animal da região.

O setor imunológico da Seagri, inclusive, realizou com êxito, em novembro passado, a campanha contra a Febre Aftosa e a vacinação Antirrábica (raiva), cobrindo praticamente 100 por cento do rebanho animal de todas as regiões do município.

ABASTECIMENTO D´ÁGUA –
 Outras ações destacadas pelo secretário Renato Gadelha foram a recuperação de estradas, construção de algumas cisternas subterrâneas e a distribuição, por meio de carros-pipas, de água em várias comunidades do município, a exemplo de “Paus Brancos”, “Açude de Dentro” e o Assentamento José Antônio Eufrouzino.

O secretário classificou de fundamental importância à chegada das águas que são transpostas do Rio São Francisco, mas reconheceu a impossibilidade de atender a zona rural de Campina Grande por meio deste sistema, razão pela qual de fazer uso de carros-pipas para garantir o abastecimento.

Contudo, informou que a Seagri já tem um projeto para a perfuração de poços artesianos e que, tão longo as pendências burocráticas sejam solucionadas, esse trabalho será executado, como está sendo recomendado pelo prefeito Romero Rodrigues, segundo o secretário Renato Gadelha.

INOVAÇÃO – 
Mesmo diante das ações desenvolvidas ao longo do atual exercício, o secretário Renato Gadelha disse que é preciso inovar, indo além do que já existe, a começar pelo aumento da oferta de água. “Para tanto, temos que planejar a nossa agricultura, introduzindo em nosso meio rural outras culturas para aumentar a renda familiar da nossa gente do campo”, enfatizou o auxiliar do prefeito Romero Rodrigues.

Por fim, o secretário da Agricultura assinalou com a possibilidade de o governo federal ampliar, já a partir de 2020, o sistema de esgotamento sanitário na zona rural que, agregado ao incremento da renda das famílias e do próprio governo, Campina Grande provavelmente terá mais condições de ampliar as atividades agrícolas em toda a zona rural do município.

Fonte: Codecom

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Política de Privacidade

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support