O secretário de Educação, Raymundo Asfora Neto, cumpriu agenda administrativa, entre os dias 15 a 19 de agosto, na cidade de Brasília. Acompanhado da secretária executiva, Socorro Siqueira, os gestores participaram do Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação.
O evento contou com a participação de secretários municipais de várias cidades brasileiras. “Foram discutidos o cenário pós pandemia, defasagem na aprendizagem, recomposição escolar, alfabetização na idade certa e foi um momento riquíssimo, pois fizemos a troca de experiências com gestores de outros municípios”, descreveu Asfora Neto.





Além disso, os secretários realizaram importantes visitas ao Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI).
Entre as pautas discutidas no MEC, foi tratado sobre o novo formato da Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Aproveitamos a ida à capital federal para ir ao FNDE para tratar de assuntos inerentes a pasta, desde merenda escolar, obras que serão construídas e no MEC tratamos sobre a EJA, que deve ganhar nova roupagem deixando de funcionar apenas nas escolas e fazendo um trabalho itinerante, indo até os estudantes ou pessoas que querem concluir a Educação Básica”, afirmou.
Já na sede do MCTI, os secretários fizeram adesão oficial ao Programa Cidade Olímpica da Ciência. “Campina Grande é a primeira da Paraíba a fazer a adesão ao programa, que tem como objetivo estimular a participação dos alunos nas mais de 80 modalidades olímpicas do conhecimento. Essas olimpíadas servem para revelar nossos talentos no campo da ciência, da robótica, da astronomia. No passado tivemos mais de 20 estudantes medalhistas em olimpíadas nacionais. Fizemos o reconhecimento com uma premiação com tablets e a gente pretende seguir essa política de valorização dos nossos talentos”, destacou Raymundo Asfora Neto.
Codecom