Prefeitura Municipal deve firmar parceria para ações conjuntas
O secretário de Educação da Prefeitura de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, recebeu na manhã desta quarta-feira, 19 de maio, imortais da Academia de Letras de Campina Grande para discussão de futuras parcerias em benefício da Educação municipal. Entre as propostas iniciais estão à criação de clubes de leitura, possibilidade de cessão de um espaço na grade da programação de aulas na TV para intervenções na área da literatura, poesia e outros conteúdos literários, além de outras iniciativas.
De acordo com o secretário Asfora Neto, a parceria tem o objetivo de valorizar a história de Campina Grande e de seus pensadores. Segundo ele, essa futura parceria tem uma importância na valorização e resgate da história da cidade, de seus escritores e da própria finalidade da Academia. Outro destaque, ressaltou, está nas belas histórias de imortais que tiveram seus livros trabalhados em nossas unidades, que já fizeram visitas a essas unidades, e que acredito que são histórias que merecem ser replicadas em toda a rede.
“É um primeiro passo muito importante para que a gente formalize, através de um convênio ou termo de cooperação, institucionalmente, essa parceria entre Prefeitura de Campina Grande, através da Seduc, com a Academia. Campina é muito rica em sua história e cultura e toda ação, no sentido de valorização disso, especificamente na rede municipal de Educação, é louvável”, afirmou Asfora Neto.
Para o advogado e escritor Thélio Farias, que ocupa a cadeira 23 na Academia, parcerias futuras são positivas tanto para a gestão do município, como contribuem para que a sociedade conheça a produção literária da cidade.
“É uma parceria de suma importância tanto para o município quanto para a Academia. A Academia traz para a Educação municipal os seus autores, os autores da cidade, os grandes nomes da poesia, da literatura e da história. E a Secretaria incute nas crianças esse amor pela história, pela poesia, pelos livros, e daí, certamente, surgirão novos poetas, escritores e melhores profissionais em todas as suas funções”, avaliou Farias.
Estiveram presentes na reunião os imortais Mabel Amorim, Thélio Farias, Bruno Gaudêncio, Efigênio Moura e José Edmilson Rodrigues. Uma nova reunião ficou marcada para acontecer em junho, onde serão apresentadas ações específicas que poderão ser efetuadas conjuntamente entre órgão e entidade.
Codecom