A secretário municipal de Agricultura, Renato Gadelha, representou a Prefeitura de Campina Grande, nesta segunda-feira, 22, durante encontro de lançamento do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba (Planes-PB).

Realizado no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande, o Planes é uma iniciativa da Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O plano é tido como marco inicial objetivando fortalecer nove cadeias produtivas organizadas em Arranjos Produtivos Locais-APLs.

Ao saudar os participantes e falar da importância do tema para o desenvolvimento econômico, o secretário Renato Gadelha disse que a administração do prefeito Bruno Cunha Lima sempre apoiará e contribuirá com as iniciativas que visem o progresso dos setores produtivos de Campina Grande e da região. Ele citou, por exemplo, o esforço que a Pasta da Agricultura vem travando para alavancar a produção de algodão orgânico neste município.
As ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), visam o desenvolvimento de setores econômicos onde as micro, pequenas e médias empresas possam crescer a partir das vantagens da localização, por meio de adoção de políticas públicas orientadas para a competitividade, explorando o potencial de desenvolvimento existente em determinada localidade.
O evento em Campina Grande atraiu atores econômicos, políticos e da comunidade científica com atuação nos principais segmentos produtivos da agropecuária paraibana, a exemplo da abacaxicultura, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite e de corte, mandiocultura, olericultura e ovinocaprinocultura de leite e de corte.
Participaram de mesas redondas para discutir o plano representantes do Planes, Insa, Sebrae, BNB, OCB/Secoop-PB, Faepa/Senar, Fiep, governo do Estado, prefeitura de Campina Grande, Assembleia Legislativa, da UEPB, e da Central de Cooperativas Agropecuárias paraibanas.
Codecom