A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), foi um dos grandes destaques de 2022 quando se fala em disseminação da ciência e da inovação na cidade de Campina Grande. Foi neste ano que a secretaria conseguiu a aprovação para reforma e ampliação do Museu Vivo da Ciência e Tecnologia Lynaldo Cavalcanti, no valor de um milhão e 596 mil reais, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia e com edital do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq).
Foi com os cursos de Letramento Digital para a melhor idade, Jogos 2D e Web Designer, que mais de 200 pessoas foram beneficiadas. Na última formatura, mais de 120 alunos compareceram e lotaram o auditório do Teatro Rosil Cavalcanti. Uma importante bandeira levantada pela secretária Laryssa Almeida desde o primeiro dia de gestão à frente da pasta, a da inclusão digital.
Junto com os cursos vieram as Lan House’s Sociais. A primeira inaugurada em março de 2022, no bairro das Malvinas, em uma parceria com O Ministério Público do Trabalho (MPT-PB) e Prefeitura. Campina Grande conta, hoje, com seis unidades da Lan House Social que além de oferecer cursos gratuitos ainda disponibiliza os equipamentos para estudantes realizarem pesquisas e exercícios e para os adultos aprimorarem seus conhecimentos de informática, além de consultas necessárias para capacitação profissional.
Um dos projetos mais importantes da Secti, o Campina Social Play, também teve números exitosos. Um total de nove escolas receberam as oficinas de matemática, robótica, física e química. Quase 1900 alunos foram impactados com os experimentos da equipe de professores e auxiliares da Secretaria e Museu Vivo. Para o ano de 2023, a expectativa é ampliar cada vez mais esse projeto com uma parceria junto ao MTP-PB.
Pensando no empreendedorismo inovador, a Secti junto com o Ministério da Economia, Fundação Certi e Fundação Wadhwani trouxe de forma pioneira a primeira edição do Impulse Campina Powered by InovAtiva. O projeto que foi focado na fase de ideação das startups, foi um sucesso de inscrição e tiveram três inscritos por vaga, 20 foram selecionadas e 15 concluíram o programa em um pitch de apresentação, onde duas startups foram escolhidas como destaque, a Educa Kids e a Pandazone.
Além de tudo isso, ainda tiveram os projetos do “Forró sim, assédio não”, com destaque nacional e apoio da UNESCO contra o assédio durante o período do São João, o Alpa Transforma que a Secretaria disponibilizou espaço e curso de letramento digital para as pessoas trans em parceria com a Alpargatas, Secretaria de Assistência Social (Semas) e Secretaria de Educação (Seduc) e o projeto do espaço 4.0 que está em reforma no Parque da Criança e receberá equipamentos para ser mais um espaço de utilização pública com foco na tecnologia.
A Secretaria ainda realizou a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e concluiu o projeto de cidades inteligentes com ABDI/Sudene com câmeras de alta tecnologia em ambiente Sandbox, tendo também feito a implantação de luminária inteligente 5G no Gabinete do prefeito.
Codecom