Na tarde desta sexta-feira (22), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande (SECTI) participou, da Audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025, realizada no Sesc Centro. Durante o encontro, foram debatidas as principais pautas da SECTI, com destaque para o programa de Letramento Digital, que vem transformando positivamente a vida de centenas de pessoas em Campina Grande e na região.
O programa, que integra as ações estratégicas da secretaria, tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e promover a inclusão digital. Através dos cursos, jovens, adultos e idosos vem recebendo essas capacitações para ensiná-los a utilizar ferramentas digitais e se inserido no mercado de trabalho e no mundo conectado de forma mais ativa e consciente.
O secretário da SECTI, William Tejo Filho, ressaltou a importância do programa para o desenvolvimento humano e social da cidade: “O Letramento Digital não é apenas uma iniciativa de inclusão, mas uma ponte para o futuro. Estamos capacitando pessoas para enfrentarem os desafios da era digital com mais segurança e autonomia, preparando-as para novas oportunidades e promovendo uma Campina Grande mais tecnológica e inclusiva. Essa é um dos nossos objetivos, a popularização da ciência”. O secretário também pontuou a realização da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Campina Grande que contou com o patrocínio do MCTI e do CNPq, contando com mais de 12 cidades participantes, 20 instituições e mais de 3 mil visitantes.
Além das ações, a SECTI também apresentou outras prioridades orçamentárias, como o fortalecimento dos polos de inovação, o apoio a startups locais, a construção da praça da ciência, ativação do fundo municipal de Ciência e Tecnologia e a ampliação de parcerias com instituições de ensino e pesquisa.
A audiência reforçou o compromisso da Prefeitura de Campina Grande com o desenvolvimento científico e tecnológico, garantindo que a LOA 2025 contemple iniciativas que impactem positivamente a qualidade de vida da população e impulsionem o progresso da cidade.
Codecom