Na edição 2021 d’O Maior São João do Mundo, que neste ano aconteceu de forma remota, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), enalteceu o que existe de mais tradicional na cultura regional. Para isso, desenvolveu no último mês de junho uma programação idealizada para os campinenses.
A secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio, destacou que as ações, executadas pela Secult, tiveram como premissa a autenticidade dos festejos juninos de Campina Grande, em toda sua pujança e peculiaridade, evidenciando a arte, tradições e costumes.
“Reviver parte das nossas tradições culturais durante os festejos juninos, foi como renovar um sentimento de celebração do autêntico São João de Campina Grande, desde a música, a dança, até a literatura e toda parte memorialista de tradição e conceito da festa. Esse foi o objetivo das ações desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, para celebrar O Maior São João do Mundo 2021. Nossa finalidade é tornar viva a autenticidade da nossa cultura, assim como nossas tradições, hábitos e costumes”, afirmou.

Casamento Coletivo – Edição Superação
Neste ano o Casamento Coletivo, que tem um caráter sociocultural, foi realizado em um formato repaginado e promoveu a união de 20 casais, no dia 12 de junho, diretamente da Vila Sítio São João. A ação aconteceu em formato híbrido. Os padrinhos acompanharam de suas casas e participaram da cerimônia por meio de um telão.
A juíza Ivna Mozart celebrou a união dos casais, que tiveram como testemunhas presenciais o prefeito Bruno Cunha Lima; a primeira-dama, Juliana Figueiredo Cunha Lima; o vice-prefeito Lucas Ribeiro e sua esposa, Camila Mariz Ribeiro.

Corte Junina
E ainda rememorando o que representa os festejos juninos de Campina Grande foi realizada a Corte Junina d’O Maior São João do Mundo. As audições remotas aconteceram no dia 15 de junho, no Teatro Municipal Severino Cabral. A final foi realizada no dia 18 de junho, na Vila Sítio São João.
Participaram da escolha da Corte Junina os jurados Mowgly Brasil, Luciana Nóbrega, Angelo Rafael, Simone Ponce e Joana Marques. Foram selecionados o Casal de Noivos (Carla Rocha e Romário Almeida); o Casal Matuto (Martha Gonzaga e Ideval Santos) e a Rainha Milho (Mylena Oliveira), para compor a Corte Junina de Campina Grande.

Zabumba Lá
Já o circuito de lives do Zabumba Lá enalteceu a história dos comunicadores Zé Bezerra, Seu Vavá, Zé Lagoa e Joacir Oliveira. As lives, além de todo aspecto cultural, tiveram um caráter documental, que contou com a contribuição da professora Goretti Sampaio, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
As lives contaram ainda com a participação de artistas da Rainha da Borborema, contemplados pelos editais da Lei Aldir Blanc, que ofereceram suas contrapartidas com os repertórios e apresentações genuinamente culturais.
Codecom