Período foi um dos anos mais desafiadores da história moderna, principalmente para as áreas do empreendedorismo e turismo
Em meio aos desafios apresentados nos últimos doze meses, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande (SEDE) produziu uma série de ações e projetos visando ao desenvolvimento da economia local. Parcerias com gestores de outras cidades do país, ações internacionais de promoção ao turismo de Campina Grande e o alcance de números positivos de postos de trabalhos marcaram o ano de 2021.

Um dos maiores feitos da gestão foi a conquista do Selo como Cidade Criativa da Unesco, na categoria Artes Midiáticas, sendo a primeira do Brasil. Desta forma, Campina Grande agora faz parte da rede mundial que conta com 295 cidades, em 90 países, que investem em criatividade nas áreas de artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e da música.

Outro destaque foi a construção e consolidação do Roteiro Serra da Borborema, que atualmente é oferecido pela CVC Corp, a maior operadora de turismo da América Latina. O roteiro contempla oito cidades, sendo Campina Grande o ponto central para os demais municípios da região. Os demais município integrados são Cabaceiras, Boqueirão, Queimadas, Lagoa Seca, Barra de Santana, Pocinhos e Fagundes.

Maior São João do Mundo
Assim como em 2020, a pandemia causada pela covid-19 impediu que em 2021 O Maior São João do Mundo fosse realizado no seu formato tradicional, reunindo milhares de pessoas no Parque do Povo e nas festas realizadas por toda a cidade, atraindo turistas do Brasil e de outros países. Mesmo com a impossibilidade de realizar a festa no seu modelo tradicional, a SEDE atuou para permitir que diversas atrações acontecessem. Entre essas ações estavam as lives do São João de Campina, a decoração junina “instagramável”, projetos de fomentos ao Maior São João do Mundo e a ação de entrega das cestas básicas aos barraqueiros do Parque do Povo, que sem a realização dos festejos juninos estavam há dois anos sem conseguir uma renda extra.

Várias ações de fomentos também marcaram o ano da SEDE, como a 46° edição do Festival de Inverno de Campina Grande e a Liquida Campina, realizada em parceria com representações do comércio local. E nas ações do turismo, a SEDE esteve empenhada em apresentar o Destino Campina Grande nas feiras de turismo, realizadas no Brasil. Pela primeira vez com estande próprio, Campina Grande esteve na Maior Feira de Turismo da América Latina, a ABAV Expo & Collab.
Já no mês de dezembro, equipes da SEDE atuaram em mais uma edição do Natal Iluminado 2021. Neste ano, a novidade foi a nova localização (em frente ao Instituto São Vicente de Paulo), que contou com Árvore de Natal com 24 metros; mais de 250 mil micro lâmpadas e o Túnel Iluminado de 185 metros. Vários pontos das cidades receberam decoração e apresentações culturais. Foram 14 polos, sendo sete fixos e sete itinerantes, que receberam manifestações culturais durante todo o mês de dezembro. A ação também prestigiou os distritos de Galante e São José da Mata.
Desenvolvimento Econômico
A última atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada no dia 23 de dezembro de 2021, mostrou que entre os meses de janeiro e novembro foram criados 7.490 novos postos de trabalho com carteira assinada em empresas de todos os setores da economia produtiva de Campina Grande.
Por isso, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, inicia este ano com a expectativa de mais desenvolvimento e conquistas para o município. “Sigamos com fé e muito trabalho, para que 2022 seja um novo ano repleto de vitórias para o turismo, economia criativa e desenvolvimento econômico de Campina Grande, com mais emprego e renda para nossa cidade”, afirmou.
Codecom