A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande, por meio do Setor de Educação Especial, abre oficialmente as inscrições para o IV Simpósio Alusivo ao Dia da Pessoa com Deficiência, que será realizado no dia 24 de setembro de 2025, a partir das 18h, no Teatro Municipal Severino Cabral.
O evento, que já se tornou uma tradição no calendário educacional do município, visa fortalecer o diálogo sobre os direitos, a visibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência nos diversos espaços sociais e educacionais. Nesta edição, o simpósio traz como tema “Equidade e representatividade: vozes que precisam ser ouvidas”, reforçando a importância da escuta ativa, da valorização da diversidade e do combate às barreiras ainda existentes na sociedade.
Este ano, pela primeira vez, o evento será aberto ao público geral, mediante inscrição gratuita pela plataforma Sympla. Para garantir a participação presencial, é necessário realizar a inscrição por meio do link: https://www.sympla.com.br/evento/v-simposio—equidade-e-representatividade-vozes-que-precisam-ser-ouvidas/3103435
A programação contará com a presença da palestrante Aline Castro, referência nacional em acessibilidade e inclusão. Aline é formada pela PUC Minas, possui graduação pela University of Kentucky, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É CEO e fundadora das iniciativas educacionais Mais Que Rampa e AcessibiliBAR, gestora da comunidade Mulheres na Ciência, coordenadora da Comissão DE&I do Rotary Club International e Diretora de Inclusão da Secretaria de Educação de Belo Horizonte.
Além da palestra principal, o simpósio contará com outras apresentações e momentos formativos voltados a gestores escolares, supervisores, professores da rede municipal (inclusive de salas de recursos multifuncionais), educadores sociais e demais interessados no tema.
Segundo Michele Dias, coordenadora da Educação Especial, o simpósio tem um papel fundamental na conscientização e na formação dos profissionais da educação, além de ampliar o debate com a sociedade.
“Essa semana é um momento de reflexão sobre o Dia da Pessoa com Deficiência, celebrado em 24 de setembro. Nosso objetivo com o simpósio é dar visibilidade às pessoas com deficiência, que muitas vezes são invisibilizadas na rede e na sociedade. O tema deste ano propõe um olhar atento à representatividade e ao direito de fala dessas pessoas, para que possam expressar suas necessidades e desafios, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou Michele.
Codecom