Autor: Notícias PMCG

Seduc encerra, na tarde de hoje, Trilha Pedagógica pelo Maior São João do Mundo para estudantes da Rede

Cerca de 350 estudantes participaram das trilhas pedagógicas no Parque do Povo, promovidas pela Secretaria de Educação (Seduc). As atividades foram iniciadas no dia 3 de junho e terminam nesta terça-feira, 11. Os passeios foram guiados por monitores da Seduc e percorreram diferentes pontos na cidade cenográfica do Parque do Povo, que contam parte da […]

11/06/2024 12h24 Atualizado há 9 meses

Cerca de 350 estudantes participaram das trilhas pedagógicas no Parque do Povo, promovidas pela Secretaria de Educação (Seduc). As atividades foram iniciadas no dia 3 de junho e terminam nesta terça-feira, 11. Os passeios foram guiados por monitores da Seduc e percorreram diferentes pontos na cidade cenográfica do Parque do Povo, que contam parte da história de Campina Grande: Pirâmide, Largo das Boninas, Museu Histórico e Geográfico, Catedral, Cassino Eldorado e Ilhas de Forró.

As atividades das trilhas pedagógicas encerram na tarde desta terça-feira, às 14h, com a visita dos estudantes da Escola Municipal Estudante Leonardo Vitorino Guimarães ao Parque do Povo.

A diretora técnico-pedagógica, Vera Passos, fez um balanço desse período de trilhas de aprendizagem, que envolveu estudantes de 14 escolas. “Pensamos na trilha como uma culminância dos trabalhos desenvolvidos em nossas escolas, partindo do currículo local, focando em aspectos culturais do Maior São João do Mundo. Nossa intenção era que as crianças pudessem vivenciar na prática o que estudaram na sala de aula, em relação aos aspectos históricos e culturais. Foi motivo de muita alegria. As crianças estavam muito entusiasmadas com essa trilha no Parque do Povo. Foi a culminância dos estudos, foi aprendizado, relação entre teoria e prática, engajamento e socialização”, afirmou.

A gestora adjunta da Escola Municipal Lions Prata, Jane Gomes, destacou o caráter inovador da atividade. “Acredito que para todos os alunos da rede pública é algo muito significativo. É um passeio diferente, uma aula de campo onde eles têm oportunidade de conhecer um pouco da cultura popular nordestina. É um momento inovador, uma ideia muito positiva para os alunos se aprofundarem ainda mais na temática”, avaliou.

Para a assessora técnica da coordenação de Educação Patrimonial da Rede, Márcia Menezes, as atividades possibilitaram diferentes linguagens e novas formas de aprendizado. “Esse tipo de trabalho é muito estimulante, porque nos dá a oportunidade de usar várias linguagens. Na semana passada fizemos esse passeio com crianças de creche, então falamos sobre cores, tamanhos e linhas. Já para os estudantes do fundamental, usamos uma linguagem mais específica, sempre de forma lúdica, propondo um olhar ao ontem e hoje de cada um dos prédios históricos por onde passamos para que eles vissem a necessidade e importância da preservação desses prédios como é o eldorado e do Capitólio – que volta a ter uma grande importância para a nossa cidade”, disse.

O estudante Keven Douglas, do 7º ano do Ensino Fundamental, aproveitou a aula de campo e relatou com entusiasmo a vivência. “A gente conheceu o Parque do Povo e um pouco do que aconteceu antigamente. Nunca tinha vivido essa experiência, mas eu gostei muito”, afirmou.

Codecom


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support

Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.