A Secretaria de Educação de Campina Grande (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (9), a última ação da programação do São João da Educação 2026 com uma grande visita cultural à Vila Sítio São João. A iniciativa reuniu aproximadamente 1.200 estudantes de 48 escolas da Rede Municipal de Ensino, acompanhados por 180 profissionais da educação, em uma tarde dedicada ao aprendizado, à cultura e à valorização das tradições nordestinas.
Para garantir a participação dos estudantes, a Secretaria disponibilizou uma logística com 41 veículos, entre ônibus e vans, que realizaram o transporte das delegações até o espaço cultural.
Durante a visita, os alunos participaram de diversas atividades, conheceram cenários que retratam a história e os costumes do povo nordestino, visitaram espaços temáticos, museus e vivenciaram apresentações culturais, fortalecendo o aprendizado desenvolvido nas escolas durante o período junino.
A estudante Manuella Pontes, de 10 anos, do 4º ano da Escola Municipal Manoel Francisco da Motta, destacou a alegria de participar da experiência.
“Aqui está sendo muito legal, a gente já passou em vários pontos turísticos e a gente está se divertindo muito. A gente passou por um ponto turístico chamado Museu dos Répteis, que é muito legal, lá tem cobras e muitos répteis também. A gente dançou numa quadrilha enorme, nos divertimos e passamos em vários pontos turísticos aqui”, disse.
Segundo a coordenadora de Cultura da Seduc, Giseli Sampaio, a visita representa o encerramento de uma programação construída para aproximar os estudantes da cultura popular de forma prática e significativa.
“Chegamos à última ação, uma ação que tem algo singular, que é a vivência. Eles viverem genuinamente a cultura popular. Mil e duzentos estudantes na Vila Sítio São João vivenciando, aprendendo e experimentando o que há de mais genuíno da nossa cultura popular. Percebemos o quanto a arte, a cultura e a educação caminham juntas. O São João da Educação é um sucesso porque valida aquilo que os estudantes estudam em sala de aula de forma contínua e tradicional. Encerrar essa programação com essa visita imersiva é celebrar um grande sucesso. A Secretaria de Educação está de parabéns por todo esse contexto, com as crianças celebrando, vivenciando e, cada vez mais, protegendo a nossa cultura popular”, destacou.
O São João da Educação integrou o calendário pedagógico da Rede Municipal de Ensino e promoveu, ao longo do período junino, atividades de conhecimento, identidade cultural e experiências práticas. O objetivo foi fortalecer o vínculo dos estudantes com as tradições nordestinas.
Codecom










