A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (Seduc) deu início, na manhã desta segunda-feira, 12, ao Projeto Sem Tempo a Perder, uma ação vinculada ao Projeto de Recomposição das Aprendizagens Campina Educa 365 Dias e ao Programa de Alfabetização Campina de A a Z. Também está sendo iniciado o projeto “Vem Brincar”, que acontece nas creches e unidades com Educação Infantil.
O “Sem Tempo a Perder” acontece durante o mês de janeiro, período de férias escolares e é direcionado a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental que se encontram nos níveis de aprendizagem insuficiente e básico. A ação contempla todas as 106 unidades educacionais com ensino fundamental da rede municipal de ensino e tem como foco a recomposição das aprendizagens e a progressão dos níveis de conhecimento dos estudantes que apresentaram dificuldades em avaliações escolares ao longo do ano letivo de 2025.
O principal objetivo do projeto é promover o desenvolvimento das habilidades prioritárias identificadas como insuficientes nas avaliações do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (SAMA), realizadas em 2025, fortalecendo a base educacional dos estudantes da rede. Em 2026, o projeto irá atender 6.765 estudantes, sendo 64,5% dos anos iniciais e 35,5% dos anos finais do ensino fundamental. Em 2025, foram contemplados 9.704 estudantes.
Já o “Vem Brincar” teve início nesta segunda-feira, com uma atividade interna dos professores voltada à organização dos espaços e materiais. As crianças serão recebidas a partir desta terça-feira, 13 de janeiro. A iniciativa acontece em 121 unidades, entre elas 44 creches, além de pré-escolas e centros de educação infantil. Também será iniciada a atividade na Brinquedoteca Municipal. O projeto segue até o fim do mês, sempre no período de terça a sexta-feira.
Para o secretário de Educação, Asfora Neto, os projetos são uma forma de garantir segurança alimentar e aprendizagem contínua aos estudantes.
“São centenas de milhares de estudantes participando, tanto nas escolas quanto nas creches. É um programa que vem funcionando desde o início da gestão, em 2022, inicialmente voltado à defasagem causada pela pandemia, mas que, sobretudo, assegura a segurança alimentar, proporciona o momento de colônia de férias para essas crianças e promove a interação, afastando-as das telas, dos celulares e das TVs, algo que também preocupa bastante os pais hoje em dia. Trata-se, portanto, de um programa de grande sucesso, que funciona em toda a rede, tanto na zona urbana quanto na zona rural, aqui na Rainha da Borborema”, finalizou.
Codecom







