A Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande (Seduc) iniciou nesta semana a terceira etapa do Sistema de Avaliação Municipal da Aprendizagem (SAMA). As provas estão sendo aplicadas entre os dias 3 e 14 de novembro, envolvendo quase 24 mil estudantes da rede municipal de ensino.
A avaliação contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, conforme diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e tem como objetivo identificar o nível de aprendizagem dos estudantes, subsidiando ações pedagógicas mais eficazes nas escolas.
O SAMA adota dois formatos de aplicação: impressa, para os estudantes do 1º, 2º, 5º e 9º anos, e digital, por meio de Chromebooks, para os estudantes do 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos. O formato digital permite maior agilidade na coleta e análise dos resultados, oferecendo diagnósticos em tempo real para a equipe pedagógica da Seduc.
Segundo a aplicadora e supervisora Elisangela Menezes, da Escola Municipal Presidente Kennedy, o SAMA tem se mostrado uma ferramenta importante para o acompanhamento da aprendizagem.
“O SAMA é um acompanhamento não só para nós, que estamos no dia a dia, mas também uma forma de entender de perto o desenvolvimento e o aprendizado das crianças. Os estudantes percebem suas próprias dificuldades e avanços, enquanto os professores podem direcionar melhor suas estratégias de ensino. Assim, conseguimos observar resultados positivos a cada nova aplicação”, destacou.
Realizado três vezes ao ano, o SAMA consolida-se como um instrumento essencial de monitoramento contínuo da educação municipal. A aplicação de novembro encerra o ciclo de avaliações de 2025, reforçando o compromisso da Seduc com a qualidade do ensino público e com a aprendizagem efetiva dos estudantes.
Codecom




