A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) está levando importantes projetos da Rede de Ensino da cidade para exposição na 21ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, evento realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a seduc. Este ano, a ação tem como tema ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’. O evento, aberto ao público, acontece de 6 a 8 de novembro, no Parque Açude Novo.
Entre os projetos expostos neste primeiro dia de evento estão: Jogada de Mestre, uma iniciativa pioneira da rede que implantou aulas de xadrez para os estudantes das escolas municipais; Plantar, o Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade; o MatGames, iniciativa que ensina matemática por meio de jogos digitais; e o Dei Valor, um programa de educação financeira na unidades educacionais; já durante a tarde, além dos projetos já montados no local, será exposto também o projeto de Robótica educacional.
No stand do Jogada de Mestre, estudantes da rede municipal e de outras redes de ensino puderam participar de partidas utilizando o xadrez convencional e o xadrez gigante. “O xadrez gigante chama muita atenção, qualquer um que passa já vai encostando, chama muita atenção, é uma forma de divulgação muito boa pra gente”, destacou o coordenador do projeto, Alisson Bruno.
Já no espaço dedicado ao Plantar, os visitantes conheceram algumas espécies de plantas nativas do bioma Caatinga. Além disso, fizeram a observação de vegetais utilizando o microscópio de campo. No stand também era possível adotar uma das mudas de plantas, que tinham todas as características explicadas pelos próprios alunos.
Com relação ao programa de Educação Financeira, a exposição contou com peças de macramê, uma técnica de produção de peças baseadas em nós de linhas enceradas. A produção é feita pelos estudantes, como forma de incentivar o empreendedorismo nas escolas. É o caso da estudante Mariana Sales, 13 anos, da turma do 8º ano da Escola Presidente Kennedy.
“A gente aprendeu estilos diferentes e modelos e aprendemos a fazer tiaras pulseiras. Estamos aprendendo a fazer bolsas e cintos e tem vários estilos, modelos e cores. Quando a gente vende o foco é mais em dar valor ao nosso tempo de trabalho. Quando a gente começou a fazer ficávamos muito felizes em chegar no resultado final e temos um apego emocional na hora de vender”, disse a estudante.
Integrando o conjunto de projetos e programas expostos estava o MatGames, em que os estudantes puderam aprender mais sobre matemática resolvendo problemas em Jogos Digitais com os chromebooks, equipamentos distribuídos pela Prefeitura para todas as escolas municipais.
CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÕES:
6 de novembro – Tarde
MatGames
Dei Valor
Plantar
Robótica Educacional
Jogada de Mestre (Xadrez)
7 de novembro – Manhã
MatGames
Dei Valor
Clube do Livro/ Literatura
Jogada de Mestre (Xadrez)
Tarde
MatGames
Dei Valor
Jogada de Mestre (Xadrez)
8 de novembro – Manhã
MatGames
Dei Valor
Robótica Educacional
Clube do Livro/ Literatura
Jogada de Mestre (Xadrez)
Tarde
MatGames
Dei Valor
Robótica Educacional
Jogada de Mestre (Xadrez)
Clubinho da Aprendizagem Criativa.
Codecom