A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou nesta segunda-feira, 3 de julho, a abertura da I Jornada Formativa do programa Campina de A a Z. O evento acontece em parceria com o Instituto Gesto e é voltado aos profissionais do Pré-Escolar II, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental.
Para o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, a Jornada Formativa reforça a responsabilidade do município com uma política pública efetiva voltada à alfabetização na idade certa, especialmente levando em conta os efeitos pós pandemia.
“A alfabetização é um pilar da Educação. Se fosse uma construção, (alfabetização) seria a base para que toda a transformação que a gente acredita aconteça. Nesse sentido, além das formações, estamos instrumentalizando a Rede com ferramentas mais atrativas para os estudantes que nasceram na era digital. Saímos de menos de 10% das escolas com laboratórios de informática para 100%, tanto na zona urbana quanto na rural”, afirmou.
A formadora do Instituto Gesto, Mara Silvia Negrão Póvoa, que palestrou sobre “A Psicogênese da Língua Escrita”, destacou a importância de um programa como o Campina de A a Z para a cultura da alfabetização no tempo certo.
“Um programa como esse é essencial, pois a gente reforça que é um direito da criança ser alfabetizada e é um dever da escola ensinar. E com um programa estruturado, dando suporte para os professores, cria-se uma cultura de as crianças aprenderem no tempo certo. Então é essencial um programa como uma política mesmo de investimento na qualidade de ensino”, avaliou.
Paralelamente ao evento no Teatro, a Casa da Criança Dr. João Moura recebeu a formação de Iniciação à Programação Robótica com a formadora Gisele Lobo, de Porto Alegre (RS).
A II Jornada Formativa do Campina de A a Z segue até a próxima sexta-feira, 7 de julho, contemplando 397 professores, 149 gestores, 27 gestores adjuntos e 160 técnicos pedagogos e articuladores envolvidos no acompanhamento pedagógico das unidades educacionais da Rede Municipal.
Codecom