A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), realizou no último sábado, 27 de maio, o primeiro aulão de recomposição das aprendizagens em todas as 106 escolas da Rede Municipal. Os aulões tiveram a participação de aproximadamente 4,5 mil estudantes, do 5º e 9º ano. A ação faz parte do programa Campina Educa 365 Dias.
Os aulões, que aconteceram na manhã do último sábado, contemplaram componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os professores participantes foram voluntários de escolas da Rede Municipal e Privada.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Raymundo Asfora Neto, a ação (que no ano passado foi incluída no calendário pedagógico da Seduc, de forma pioneira), reforça o comprometimento com a recomposição dos impactos causados pela pandemia no desempenho dos estudantes.
“No ano passado incluímos de forma pioneira esses aulões para os estudantes de anos iniciais e finais. É uma importante ação de acesso do programa Campina Educa 365 Dias, que fortalece o ensino básico dessas crianças e adolescentes”, avaliou.
Para a gerente de Ensino Fundamental da Rede, Adriana de Sá, o objetivo é recompor o currículo dos estudantes, principalmente nos principais componentes curriculares. “Foi um momento importante para todos os estudantes, além de proporcionar a recomposição de aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática. Na ocasião, também foi considerada a competência leitora, essencial para o bom desempenho nas avaliações internas e externas, com foco no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB”, ressaltou Adriana.
Campina Educa 365 Dias
O Programa foi lançado em outubro do ano passado e é uma iniciativa que foca na reorganização de estratégias teórico-metodológicas que subsidiam as ações pedagógicas nas Unidades Educacionais, a fim de atender ao processo de Recomposição das Aprendizagens.
O processo de Recomposição das Aprendizagens está voltado para o desenvolvimento de habilidades não contempladas ou não alcançadas no período pandêmico e envolve todos os estudantes.
Além disso, a recomposição contempla desde os aspectos cognitivos aos aspectos socioemocionais que impactam diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes e na interação entre todos os participantes envolvidos na prática educativa.
O Projeto segue as diretrizes da resolução CNE/CP nº 2, de 5 de agosto de 2021, inciso 3º do artigo 5º, prevê a reorganização das atividades educacionais deve minimizar os impactos das medidas de isolamento na aprendizagem dos estudantes, considerando o longo período de suspensão das atividades educacionais presenciais nos ambientes escolares.
Codecom