A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na tarde desta quarta-feira, 22 de outubro, uma programação especial em comemoração aos 27 anos da Brinquedoteca Municipal. O local foi inaugurado em 16 de outubro de 1998 com o objetivo de atender crianças de 2 a 5 anos de idade com atividades voltadas ao desenvolvimento social na primeira infância.
Ao falar sobre a Brinquedoteca, a Secretária-Executiva de Educação, Socorro Siqueira, destacou que o serviço é aberto a todas as redes de ensino. “Eu sou professora da Educação Infantil e tive a oportunidade de ser coordenadora aqui da Brinquedoteca, esse lugar democrático e lúdico que recebe crianças matriculadas ou não na nossa rede. Então, esse é um momento de celebrar esses 27 anos de um equipamento que tem feito a diferença na vida das nossas crianças”, disse.
O evento contou com a presença de professores e ex-professores da Brinquedoteca, além de crianças e pais. Gleissio Fernando, pai de Tábada, matriculou a menina este ano e relata os benefícios observados no desenvolvimento da filha.
“Tábata sempre foi uma menina descontraída, porém ela tinha algumas dificuldades com relação a habilidades cognitivas. Por exemplo, ela é um pouquinho medrosa pra andar em alguns brinquedos e a interação com a brinquedoteca ajudou demais ela a desenvolver essa parte. Ela sempre foi muito extrovertida com crianças, mas com a Brinquedoteca conseguiu se soltar mais e se comunicar melhor também. Na questão de desenvolvimento ela consegue desenrolar as coisas do dia a dia e ficou mais desenvolta e isso pra gente é algo muito gratificante”, disse o pai da menina.
Para a gerente de Educação Infantil, Karla Cristina, o equipamento representa um verdadeiro patrimônio da educação municipal. “Celebrar os 27 anos da Brinquedoteca é reconhecer a sua importância como patrimônio da educação infantil campinense e reafirmar o compromisso com a infância como direito, potência e futuro. Que venham muitos outros anos de brincadeira, cultura e afeto, pois cada riso e cada descoberta de uma criança dentro desse espaço são, para nós, a maior razão de comemorar”, ressaltou
Emocionada, Ana Luísa, hoje com 21 anos de idade, relembra os momentos marcantes que viveu na brinquedoteca há mais de 15 anos, quando ainda era criança. “A brinquedoteca tem um lugar muito especial no meu coração e eu me lembro como se fosse ontem porque eu vivia colada em tia Ivonete. Eu adorava vir pra cá passar as tardes e era muito especial. Eu me lembro das apresentações de ballet que eu fiz aqui. Eu me lembro de montar os brinquedos e me lembro de como era as mesas, me lembro de tudo. Foi um marco na minha vida. Eu olho as fotos e fico muito nostálgica porque eu amo a brinquedoteca e o trabalho que a gente fazia que era muito bonito”, revelou a estudante.
Ao longo desses anos, a Brinquedoteca já atendeu mais de 5 mil crianças e manteve o compromisso de atender 60 crianças por dia, divididas nos turnos manhã e tarde, garantindo que meninos e meninas de até 6 anos tivessem acesso a um ambiente rico em experiências, afeto e oportunidades e que os pais tenham um ambiente seguro para deixarem os filhos enquanto trabalham.
Codecom