Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação de Campina Grande lançou o “Selo Plantar” e realizou o Seminário Municipal de Educação Ambiental. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 5, no Teatro Severino Cabral, reuniu gestores, técnicos e estudantes da rede municipal de ensino e teve como tema “Impacto da Leitura no Letramento Ambiental”.
“Todos os anos promovemos este seminário para que toda a comunidade escolar se sinta sensibilizada a levar a educação ambiental para dentro da sala de aula. Essa temática vem da Política Nacional e do Plano Municipal de Educação Ambiental que nos resguardam e garantem que todas as crianças e adolescentes possuem o direito do ensino da educação voltada ao meio ambiente”, frisou Andrezza Maia, coordenadora de educação ambiental do município.
Durante o seminário, foi realizada a palestra “Varal de Poesias, uma proposta de letramento ambiental”, ministrada pela professora Laura Isabela Souza e o estudante Adriano Medeiros. “A temática da educação para o meio ambiente é muito importante frente a todas as situações que estamos vivendo atualmente de mudanças climáticas, de tragédias ambientais, tanto com grandes enchentes quanto com secas severas. É necessário sensibilizar essas pessoas que serão os cidadãos do futuro, que irão cuidar do meio ambiente”, reforça Andrezza Maia.
De acordo com a professora Tatiane Costa, da Escola Municipal Manoel da Costa Cirne, que prestigiou o seminário e o lançamento do Selo, “com a educação ambiental, os alunos vivem uma parte dinâmica envolvendo várias disciplinas como matemática, biologia, química, física e geografia. Eles aprendem fazendo, por exemplo, a medição e proteção do solo, a plantação e colheita, para que depois essa mesma colheita possa ser utilizada na merenda escolar”, destacou.
Selo Plantar
O selo plantar vai certificar escolas e creches que conseguirem cumprir, durante o ano de 2024, metas de sustentabilidade como a racionalização do uso da água, a troca de lâmpadas por led, a coleta seletiva de lixo, a implantação de hortas, pomares e farmácias vivas, ocupando os espaços ociosos das escolas. No próximo mês de dezembro, será realizada a cerimônia de premiação e entrega do selo às escolas e creches que atingirem as metas.
Ainda dentro da Programação da Semana do Meio Ambiente, será realizada a inauguração da horta da Escola Municipal José Guilhermino Barbosa, no bairro Presidente Médici, nesta sexta-feira, 7, às 8h30.
Codecom