Semana do bebê começa nesta segunda em Campina

Todos os anos a cidade de Campina Grande realiza a Semana do Bebê, uma ação apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que chama a atenção para a importância do cuidado com a primeira infância e o crescimento saudável, e que também premia as iniciativas nesta área.imagemA oitava edição da Semana do Bebê no município começa nesta segunda-feira, 18, com a abertura oficial às 14h no auditório da faculdade Maurício de Nassau, no bairro da Palmeira. Na abertura, vão ter apresentações culturais de crianças, palestra e a premiação de famílias que seguiram todos os passos recomendados para o cuidado com seus filhos, como o nascimento de parto normal, a vacinação atualizada da criança, a matrícula em creche, a realização de consultas e exames adequados para a faixa etária.imagemO tema da semana este ano é #VACINA: Proteção, Cuidado e Prevenção. A temática foi escolhida pelo UNICEF para consolidar a política nacional de imunização e garantir que as crianças tenham acesso às vacinas existentes, mas, principalmente, para desconstruir os mitos que existem em torno da vacinação, evitando o retorno de doenças antes controladas como o sarampo, que está acontecendo neste momento, em função do descuido na imunização das crianças.imagemDentre as ações previstas para a Semana do Bebê está a intensificação da vacinação em unidades de saúde, creches e escolas. Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde já tem realizado uma campanha de multivacinação para atualizar a imunização de todos os públicos, desde crianças, até gestantes, adultos e idosos.

Ao final da Semana do Bebê, serão escolhidos os Bebês Prefeito e Cidadão. O Bebê Prefeito é aquele que nascer na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) durante os dias 18 e 22 de novembro de parto natural e a mãe precisa ter feito todas as consultas de pré-natal, ter tomado as vacinas, ter realizado os exames recomendados, entre outros critérios. O Bebê Cidadão também é escolhido seguindo os mesmos requisitos, mas tendo nascido na rede complementar do SUS em um dos Hospitais Amigos da Criança: CLIPSI ou FAP.

A Semana do Bebê é realizada nos municípios que têm o Selo UNICEF, que reconhece as cidades que estabelecem políticas públicas eficientes para o bom desenvolvimento das crianças na primeira infância. O selo está completando 20 anos em 2019 e Campina Grande já participa da iniciativa há 10 anos. O evento é realizado conjuntamente pelas Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte, Juventude e Lazer.

Fonte: Codecom
COMPARTILHE