Na manhã desta quarta-feira, 30, a Gerência da Criança e do Adolescente, da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou atividades de recreação e lazer com crianças acolhidas nas Casas da Esperança 3 (que atende de 0 a 6 anos), e Casa da Esperança 4, que também inclui crianças na primeira infância, e crianças da comunidade Warao, acolhidas junto às suas famílias, no Espaço Humanitário do Migrante Venezuelano, que funciona no Jeremias.
A ação realizada no Parque da Criança faz parte da vasta programação da XII Semana do Bebê, que está ocorrendo de forma intersetorial com as Secretarias de Educação (Seduc); de Saúde (SMS); de Cultura (Secult); de Esporte, Juventude e lazer (Sejel), além do Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA). O objetivo é mobilizar as crianças, instruir e incentivá-las para uma alimentação saudável e adequada, promovendo seu desenvolvimento cognitivo e motor, de forma lúdica e pedagógica, através de brincadeiras e contação de histórias.
Na ocasião, várias atividades foram realizadas pela equipe técnica da Semas com as crianças, que aproveitaram bastante. Houve também a distribuição de lanches, brindes, pintura facial na temática de super-heróis, além de muita diversão com brinquedos infláveis e o palhaço Patatá.
Prestigiando a ação, a secretária da Semas, Pâmela Vital, interagiu com a criançada e falou da importância de momentos como esse. “Acho que é primordial pensarmos no bebê, na criança, e fazer uma atividade como essa no Parque da Criança. É gratificante ver o sorriso delas no pula-pula, no escorrego, e sou grata por toda a programação que está sedo desenvolvida pela Semas. Temos uma equipe competente e que, realmente, compreende a necessidade dos nossos bebês”, destacou a secretária.
“Essas atividades fortalecem também os vínculos em comunidade, os desafios que já estão postos para além dos muros das Casas da Esperança. É um momento também de despertar, para que eles interajam e aprendam mais sobre e temática”, disse Rouseane Andrade, gerente da Criança e do Adolescente.
Para Wagner, coordenador da Casa da Esperança 4, representou “um momento muito especial, para elas, e para nós também. Fizemos uma ‘brinquedoteca’ no Parque da Criança, para promover a leitura de livros infantis. Temos também diversas atividades de esporte como o futebol, que eles amam e bambolê para as meninas, além da entrega de bombons. Um momento gratificante e único”, finalizou o coordenador.
Codecom