Semana do Meio Ambiente começa com lançamento do projeto “Recicla São João”

A Semana Nacional do Meio Ambiente   terá ampla e diversificada programação em Campina Grande e já começa dia 1 de junho, com o lançamento no Parque do Povo do Projeto Recicla São João e vai até 8 de junho. Dia  5,   se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, em todo país.

Esta semana de conscientização, foi criada no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, a Semana do Meio Ambiente. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

Esta iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Atividades – De acordo com o secretário Geraldo Nobre Cavalcante(foto|), da Sesuma, o principal objetivo da Semana Nacional do Meio Ambiente em Campina Grande, é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas. Entre os meios mais utilizados para isso, durante uma semana, haverá palestra nas escolas; workshops ao público, sobre sustentabilidade em cidades inteligentes; distribuição e plantio de mudas de àrvores em várias áreas da cidade; conscientização da população para o consumo sustentável; exposições sobre os crimes ambientais; feira de adoção de animais e lançamento do jogo digital do Programa Minha Árvore.

A coordenadora do Meio Ambiente, Denise Sena, disse que desde o primeiro ano da gestão Romero Rodrigues, o foco foi recuperar o déficit florestal, com o plantio de mais de 30 mil mudas, e conscientizar a população para adotar uma árvore, e com a adesão das escolas através do Minha Árvore, o objetivo tem sido alcançado.

Programação –  Neste dia primeiro de Junho, abertura da edição 2018 do Maior São João do Mundo,  terá início a Semana do Meio Ambiente, com o Projeto Recicla São João, a partir das 8hs, no Parque do Povo e distribuição de mudas; Dia 04.06,  10hs, na Praça da Bandeira, lançamento do jogo digital, do Programa Minha Árvore e entrega dos certificados dos alunos da rede municipal de educação; dia 05, terça-feira, de  8:30 às 12:00hs, Exposição Legal- Lei de Crimes Ambientais e Feira de adoção de animais ( cães e gatos), e doação de mudas de árvores, na Praça da Bandeira, e também no período da tarde;  Quarta-feira, 06.06, plantio de mudas no Complexo Aluísio Campos, a partir das 08:00hs; e na Praça da Bandeira,  feira de adoção, e doação de mudas, manhã e  tarde.

Ainda no dia 06, à noite, 18:30, Workshop de Sustentabilidade em Cidades Inteligentes, no Club Job Coworking,  quinto andar da Associação Comercial;  Quinta-feira, dia 07.06, manhã e tarde,  Educação Ambiental e Jogo Digital do Programa Minha Árovre, na Escola Municipal, Frei Dagoberto Stucker;  e dia 08, encerrando a programação,  ação de plantio  e jogo digital, no Colégio Motiva Ambiental, bairro do Catolé, a partir das 08hs,  e a tarde, 14 hs; e finalmente ação ambiental na São Paulo Alpargatas.

Maiores informações sobre a Semana do Meio Ambiente, na coordenadoria do MA, na rua Álvaro Gaudêncio, 278, centro, ou pelos fones 3341-0600 ou 3331-6115, procurar Andrezza ou Denise Sena.

Fonte: Codecom

COMPARTILHE