A aula de geografia foi diferente para as turmas do 7º ano da Escola Ceai Governador Antônio Mariz. Nesta segunda-feira, 13, dezenas de estudantes participaram de uma aula de campo no Sesi Museu Digital de Campina Grande. A programação faz parte da 22ª Semana Nacional dos Museus, que acontece até 18 de maio em todo o país.
Em Campina Grande, escolas da Rede Municipal de Educação já realizam aulas de campo de forma frequente, através de iniciativas da Coordenação de Educação Patrimonial (Coep).
Para a professora de Geografia, Glauciara Dias, o momento foi importante para a efetivação do currículo local. “Uma satisfação poder trazer os meus estudantes para conhecer um pouco da história da cidade e conhecer o patrimônio de forma digital. É uma maneira de trabalhar o currículo local e trabalhar a semana Nacional do Museu, com uma aprendizagem diferenciada. Tirá-los da sala e realizar uma aula de campo só agrega valor, seja social, intelectual ou comunitário”, disse.
A coordenadora de Educação Patrimonial da Rede, Giovanna Aquino, ressalta que as vivências já ocorrem de forma frequente na Rede, com aulas de campo. “Campina Grande tem o seu currículo local que foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Temos um acervo digital que os professores já trabalham em sala, mas quando há necessidade de fazer aula de campo a gente também promove. Então, nessa 22° Semana Nacional dos Museus, o Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram) traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”, e esse evento consta em nosso cronograma de ações pedagógicas, pois sempre levamos as escolas a prestigiarem esse momento nos espaços de memória”, destacou.
O estudante João Victor do Nascimento conta sobre o que mais gostou na visita ao Sesi Museu Digital. “Achei muito legal e interessante saber coisas importantes sobre Campina Grande. Gostei muito do karaokê que tem aqui. A gente assistiu a um filme sobre os tropeiros. Depois assistimos a um conteúdo no óculos de realidade virtual e finalizamos na sala de cinema. Foi muito legal”, relatou.
Codecom