Em alusão à 21ª edição da Semana Nacional dos Museus, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoveu na manhã da última terça-feira, 16 de maio, uma edição do projeto ‘Museu vai à escola: exposição itinerante de história natural da UEPB – Conhecer para preservar’, que conta com parte do acervo do Museu de História Natural, que é levado a escolas da Rede.
A iniciativa, que aconteceu na Escola Frei Dagoberto Stucker, no bairro do Alto Branco, teve o objetivo de possibilitar aos estudantes o contato com o material histórico para reforçar os conhecimentos deste público sobre a história da Paraíba e faz parte de um cronograma de atividades que ocorrerão ao longo desta semana em unidades da Rede de Ensino.
Na ocasião, a condução das explanações foi feita pelas pesquisadoras bolsistas e graduandas do curso de História da UEPB, Thamires Cavalcante e Mirelle Vitória. Ao longo da manhã, foram apresentados aos estudantes achados arqueológicos seculares e milenares que tratam da história de diversas regiões da Paraíba, além de ossos humanos, fósseis e achados históricos da flora e da fauna locais.
A ação prevê não só a ida do museu à escola, mas também a ida dos estudantes ao Museu de História Natural, localizado no mesmo prédio onde funciona a Secretaria de Cultura, ao lado do Terminal de Integração.
De acordo com a Coordenadora de Educação Patrimonial nas Escolas, Giovanna Aquino, o projeto tem o objetivo de disponibilizar aos estudantes ferramentas capazes de ensinar sobre a história local de uma forma lúdica e atrativa. Além disso, a iniciativa faz parte do processo de recuperação de aprendizagens, encampado pela Rede.
“Essas atividades são periódicas e são alinhadas com os projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas. Então, primeiro os meninos e meninas conhecem o sítio arqueológico, depois têm a teoria através das aulas e em seguida o museu vai à escola com kits de achados raros, para depois os estudantes conhecerem o museu”, ponderou Giovanna.
Semana Nacional dos Museus
A edição 2023 da Semana Nacional de Museus traz como tema central a discussão sobre “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.
A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade e apoiar três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, produzidos de forma integrada a partir do reconhecimento de que ações em determinados campos de políticas públicas afetam resultados em outros campos, estabelecem uma clara sinalização no sentido de que são maiores as chances de sucesso quando se parte da construção de consensos e da pactuação coletiva de metas.
CRONOGRAMA
16/05 – Escola Municipal Frei Dagoberto
Exposição Itinerante do Museu de História Natural da UEPB – Conhecer para preservar.
Público alvo: Estudantes dos anos Finais (6º ao 9º ano)
17/05 – Escola Municipal Lions Prata
Exposição Itinerante do Museu de História Natural da UEPB – Conhecer para preservar.
Público alvo: Estudantes dos anos Finais (6º ao 9º ano)
Museu de Arte Popular da Paraíba
Abertura da exposição “Movimento Armorial: 50” para gestores de cultura de Campina Grande e autoridades ligadas à cultura e a arte e para servidores da UEPB.
18/05 – Escola Municipal Padre Emídio Viana
Roda dialógica: A EJA em Movimento- conhecendo os Museus
Mediadores:
Raymundo Asfora Neto (Secretário Municipal de Educação)
Adria Maciel (Coordenadora da PREEJA)
Márcia Maria Vieira da Nóbrega (Coordenação PREEJA)
Giovanna de Aquino Fonseca Araújo (Coordenadora de Educação Patrimonial)
Márcia Maria Barbosa de Menezes (Coordenação de Educação Patrimonial)
Público alvo- 1º e 2º ciclo EJA.
Codecom