A Coordenação da Ação Intersetorial da Secretaria de Assistência Social – Semas, promoveu na última segunda-feira, 19, no auditório do SINE Municipal, a primeira reunião de planejamento da ação no período junino.
Durante a reunião foram discutidos planos de ações a serem desenvolvidos durante os 30 dias de festa no período junino, no interior do Parque do Povo e imediações. A ação intersetorial evita a violação de direitos de criança e adolescentes, prevenindo exploração de trabalho infantil e exploração sexual.
Ação é coordenada pela Semas em parceria com o Ministério Público do Trabalho – MPT, Secretaria de Saúde e Educação, Delegacia especializada da Criança e adolescente, Vara da Infância, Conselho Tutelar, Infraero, Cerest, Policia Militar, STTP e outra entidades que foram a REDECA (Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes. A semas fará todo o setor operacional, através de abordagens social, composta de uma equipe técnica qualificada, onde fará as orientações aos serviços que a situação demandar.
A abordagem social também desenvolve um trabalho de conscientização de comerciantes sobre a proibição da venda e consumo de bebida alcoólica para menores de idade, para que assim a lei seja comprida.
Segundo Úelma Alexandre, Diretora da Proteção Especial, desde de 2014 o projeto gera grande redução no número de exploração sexual e trabalho infantil durante a festa.
“Na edição do ano passado da ação intersetorial houve uma redução de quase 80% de situação de exploração sexual e trabalho infantil no interior do Parque do Povo, iremos planejar ações de enfrentamento para aquelas crianças e adolescentes que não estão no interior da festa”, finalizou.
Por Larissa Claro